Jornal Cultura

OURO DO LOUVREOUVR­E PARA ANGOLA

-

A artista benguelens­e Zéliaélia FerreiraF foi distin-distinguid­aguida com o Prémioémio de OOuro, da 21.ª Art Shopping, no célebre CarCarrous­elarrousel du Louvre, pelo seu trabalho “Sorrisos”.

Aartista plástica Zélia Reis Ferreira foi distinguid­a dia 23 de Outubro, em Paris, com o Prémio de Ouro, no âmbito da 21.ª edição Art Shopping, exposição internacio­nal no célebre Carrousel du Louvre, pelo seu trabalho “Sorrisos”.

Zélia Maria do Carmo Reis Ferreira nasceu na cidade das Acácias Rubras, província de Benguela, e está radicada em Vilamoura, no Algarve, onde tem o seu atelier. Pintora e artista plástica, é Diplomada do Instituto Diderot de Belas Artes em Bruxelas, Bélgica, (Antiga Escola do Sablon, no “Vieux Sablon de Bruxelles”) em Pintura de Aquarelas, Carvão, Trompe L’oeil, Falso Mármore, Arquitectu­ra e Decoração de Interiores.

O realizador N’guxi dos Santos, que se deslocou a Paris para uma reportagem sobre a artista plástica, foi também homenagead­o com uma medalha de ouro pelo seu trabalho em prol de Angola.

Nascido a 22 de Janeiro de 1960, no Nzeto, província do Zaire, Nguxi dos Santos foi repórter de guerra na Televisão Pública de Angola (TPA), na década de 80. Nguxi dos Santos e José Rodrigues venceram, em 2015, na categoria de cinema e audiovisua­l, o Prémio Nacional de Cultura e Artes com o documentár­io “Langidila”, uma obra dinâmica que, num crescente estado de emoção, culmina com uma sensação de que algo mudou em nos: um misto de orgulho pátrio com uma mais sentida identidade nacional.

A Arte Shopping comemorou este ano a 21.ª edição do encontro internacio­nal de arte contemporâ­nea no Carrousel du Louvre.

A Art Shopping reuniu cerca de 700 artistas e galerias dos quatro cantos do mundo. Esta 21.ª edição é sinónimo de mais de 10 anos de exposições. Mais uma vez, o programa a irma o seu DNA: Acessibili­dade para dominar uma obra de arte e talvez adquirila. ART Shopping renovou o seu amor pela fotogra ia e arte de rua que lá estiveram em dois espaços. Pintura, escultura, arte digital, fotogra ia e arte de rua foram todas as disciplina­s do programa desta edição de 2017.

O CARROSSEL DO LOUVRE

O Carrossel do Louvre tem esse nome por conta da Praça do Carrossel situada na frente da pirâmide principal. Uma vista aérea permite ver a base da pirâmide invertida sobre a praça. O seu cume é visível de dentro da galeria.

A construção do Carrossel do Louvre foi pensada como uma extensão da entrada em um projecto iniciado no início dos anos 90. Foi inaugurado em 1993 e é hoje um centro comercial apreciado do centro de Paris. As obras do Carrossel permitiram a descoberta dos antigos fossos de Paris. Decidiu-se que as ruínas medievais deveriam ser preservada­s em sua situação inicial. São actualment­e visíveis na galeria do Carrossel, sendo parte integrante deste complexo. Esculturas foram acrescenta­das ao conjunto. O carrossel do Louvre tem um papel mais que prático para o museu, pois protege os vestígios de seu passado com uma zona arqueológi­ca.

 ??  ??
 ??  ?? A força de uma mãe
A força de uma mãe
 ??  ?? Zélia Ferreira junto a uma das suas obras
Zélia Ferreira junto a uma das suas obras
 ??  ?? A travessia
A travessia
 ??  ?? Zélia Ferreira e Nguxi dos Santos
Zélia Ferreira e Nguxi dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola