Jornal Cultura

ELEMENTOS DE GRAMÁTICA DE KIMBUNDU DE KAKALUNGA A RELAÇÃO ENTRE O INFINITIVO, O IMPERATIVO, O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO E O ADJECTIVO DOS VERBOS NA LÍNGUA KIMBUNDU

-

uma aula de iniciação à língua Kimbundu, o professor pediu que fosse comentada a relação entre o In initivo, o Pretérito Mais-QuePerfeit­o e os adjectivos dessa língua. NgumayaNgo­ngo, o afamado chefe de turma, pediu permissão para intervir o que, de imediato, o professor anuiu. Caro professor! Prezados colegas! Não querendo ser muito longo, abreviarei consideraç­ões inerentes ao tema e que, creio, deixareis de ter dúvidas quanto a este baluarte do património nacional…

- Já vais começar..- gritou Mona Ngene do meio da sala, interrompi­do pelo professor que ordenou que NgumayaNgo­ngo retomasse o assunto. – Obrigado, sr. Professor. Continuand­o, gostaria de dizer que a fonte da construção do Tempo Pretérito Mais-QuePerfeit­o e adjectivos inerentes, na língua Kimbundu é o INFINITIVO. Assim, se considerar­mos o in initivo KUTUMINA (ordenar, impor,….), a sua passagem para a forma adjectiva requere que se conjugue o referido verbo no Tempo PMQP. Assim, a 1ª. Pess. Sing. Ngatumine (eu ordenara, mandara, impusera). 2ª. Pess. Sing. Watumine (tu ordenaras, mandaras, impuseras,… .). 3ª. Pess. Sing. Watumine (ele ordenara, mandara, impusera,….). 1ª. Pess. Pl. Etutwatumi­ne (nós ordenáramo­s, mandáramos, impuséramo­s,…). 2ª pess. Pl. Enunwatumi­ne (vós ordenáreis, mandáreis, impuséreis,…). 3ª. Pess. Pl. Eneatumine (eles ordenaram, mandaram, impuseram,…). Analizando a estrutura da conjugação do PMQP, desde a 1ª pessoa do singular até à 3ª. Pess. Pl. , notamos a existência de uma CONSTANTE=ATUMINE. Atumine é o plural de MUTUMINE (aquele que ordena, manda, impõe). NOTA ESSENCIAL. Num processo de auto-a irmação pode conjugar-se a acção adjectiva (KUKALA MUTUMINE= SER ORDENANTE,…..), deste modo: Assim, 1ª. Pess. Sing. emengimutu­mine (eu sou aquele que manda, ordena, impõe). 2ª. Pess. Sing. eyeumutumi­ne (tu és aquele que manda, ordena, impõe,…). 3ª. Pess. Sing. Mweneumutu­mine (ele é aquele que manda, ordena, impõe). 1ª pess. Pl. Etutwatumi­ne (nós somos aqueles que mandam, ordenam, impõem,…). 2ª. Pess.pl. Enunwatumi­ne (vós sois aqueles que mandam, ordenam, impõem,…). 3ª. Pess. Pl. Eneatumine (eles são aqueles que mandam, ordenam, impõem,…). Nota-se aqui que na estrutura desta conjugação existem as constantes: mutumine (para a 1ª., 2ª e 3ª. Pess. Pl) + atumine (para a 1ª., 2ª e 3ª. Pess. Pl). Em síntese, o singular de um adjectivo inerente a pessoas pode obter-se por substituiç­ão do pre ixo (K) e do su ixo (A) do INFINITIVO, pelo pre ixo (M) e su ixo (E), como se segue: de (K)UTUMIN(A)=in initivo=mandar, ordenar, impor, vem: (M)UTUMIN(E)=aquele que manda, ordena, impõe. ATUMINE=aqueles que mandam, ordenam, impõem,…). Por outro lado, para pluralizaç­ão de um adjectivo referente a pessoas substitui-se o pre ixo MU por A. A regra segundo a qual o plural de MU=A, tal como em mutu=pessoa e atu=pessoas, talvez tenha sido derivada da hipótese acima referencia­da, da conjugação da acção adjectiva, neste caso, partindo do adjectivo singular MUTUMINE – inalizou NgumayaNgo­ngo, eufórico. - Generaliza­ndo, e em relação a pessoas, vem: A) Kubanga (fazer); mubange (fazedor); abange (fazedores). B) – Kusumba (comprar). Musumbe (comprador). Asumbe (compradore­s). C) – Kulenga (fugir). Mulenge (fugitivo). Alenge (fugitivos). E é tudo o que me apraz dizer, caro mestre. – Quem tem algo a dizer sobre o assunto, que se levante e exponha – rematou o professor.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola