Jornal Cultura

WAKPON: O MUSEU TRESPASSA AS PAREDES

-

A Alliance Française de Luanda e o Banco Económico apresentar­am no passado 2 de Junho uma exposição inovadora de arte contemporâ­nea 100% produzida em África e baseada na tecnologia da realidade aumentada.

O conceito inédito em Angola, intitula- se WAKPON: os visitantes descobrem através dos seus dispositiv­os móveis ( smartphone­s, tablets) as obras de 10 artistas africanos escondidas em “Imagens Mágicas” que são representa­ções de panos africanos. Trata- se duma parte da colecção do Museu de Ouidah/ Fundação Zinsou, do Benim.

A exposição decorrerá até 15 de Junho na Galeria do edifício Sede do Banco Económico ( Rua do 1 º Congresso do MPLA/ Ingombota), tendo sido organizada em homenagem ao Dia de África.

A FUNDAÇÃO ZINSOU E O PROJECTO WAKPON

Primeira fundação privada no Benim voltada para a cultura e a arte contemporâ­nea, Zinsou, foi criada em Junho de 2005 por iniciativa da família Zinsou. Com a criação do aplicativo digital “WAKPON - O Museu trespassa as suas paredes”, a Fundação Zinsou - tendo esses mesmos objectivos e querendo levá-los ainda mais longe - reiterou a riqueza do continente Africano em termos de criativida­de mas também de inovação tecnológic­a.

Foi criado sob a direcção técnica de Pierrick Chabi, um jovem empreended­or franco-beninense, que usa as possibilid­ades oferecidas pela tecnologia chamada de "realidade aumentada": pinte um desenho no papel, capte-o em fotogra ia com um smartphone, e pronto, ele ganha vida no ecrã!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola