WAK­PON: O MU­SEU TRESPASSA AS PA­RE­DES

Jornal Cultura - - Artes -

A Al­li­an­ce Fran­çai­se de Lu­an­da e o Ban­co Eco­nó­mi­co apre­sen­ta­ram no pas­sa­do 2 de Ju­nho uma ex­po­si­ção ino­va­do­ra de ar­te con­tem­po­râ­nea 100% pro­du­zi­da em Áfri­ca e ba­se­a­da na tec­no­lo­gia da re­a­li­da­de au­men­ta­da.

O con­cei­to iné­di­to em An­go­la, in­ti­tu­la- se WAK­PON: os vi­si­tan­tes des­co­brem atra­vés dos seus dis­po­si­ti­vos móveis ( smartpho­nes, ta­blets) as obras de 10 ar­tis­tas afri­ca­nos es­con­di­das em “Ima­gens Má­gi­cas” que são re­pre­sen­ta­ções de pa­nos afri­ca­nos. Tra­ta- se du­ma par­te da co­lec­ção do Mu­seu de Oui­dah/ Fun­da­ção Zin­sou, do Be­nim.

A ex­po­si­ção de­cor­re­rá até 15 de Ju­nho na Ga­le­ria do edi­fí­cio Se­de do Ban­co Eco­nó­mi­co ( Rua do 1 º Congresso do MPLA/ In­gom­bo­ta), ten­do si­do or­ga­ni­za­da em ho­me­na­gem ao Dia de Áfri­ca.

A FUN­DA­ÇÃO ZIN­SOU E O PROJECTO WAK­PON

Pri­mei­ra fun­da­ção privada no Be­nim vol­ta­da pa­ra a cul­tu­ra e a ar­te con­tem­po­râ­nea, Zin­sou, foi cri­a­da em Ju­nho de 2005 por ini­ci­a­ti­va da fa­mí­lia Zin­sou. Com a cri­a­ção do apli­ca­ti­vo di­gi­tal “WAK­PON - O Mu­seu trespassa as su­as pa­re­des”, a Fun­da­ção Zin­sou - ten­do es­ses mes­mos ob­jec­ti­vos e que­ren­do le­vá-los ain­da mais lon­ge - rei­te­rou a ri­que­za do con­ti­nen­te Afri­ca­no em ter­mos de cri­a­ti­vi­da­de mas tam­bém de ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca.

Foi criado sob a di­rec­ção téc­ni­ca de Pi­er­rick Cha­bi, um jo­vem em­pre­en­de­dor fran­co-be­ni­nen­se, que usa as pos­si­bi­li­da­des ofe­re­ci­das pe­la tec­no­lo­gia cha­ma­da de "re­a­li­da­de au­men­ta­da": pin­te um de­se­nho no pa­pel, cap­te-o em fo­to­gra ia com um smartpho­ne, e pron­to, ele ga­nha vi­da no ecrã!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.