Jornal Cultura

ANGOLA PRESENTE NO X FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA DE MOÇAMBIQUE

-

Com uma delegação che iada pela secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, Angola marcou presença no X Festival Nacional da Cultura de Moçambique.

O festival decorreu sob o lema, "A Cultura Promovendo a Mulher, Identidade Cultural e Desenvolvi­mento Sustentáve­l”.

Na cerimónia de abertura do evento teve lugar no Estádio do 1° de Maio, na cidade de Liching, em Niassa, e contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi.

A secretária de Estado angolana da Cultura destacou que a presença de Angola neste X Festival Nacional da Cultura de Moçambique visa dar cumpriment­o aos acordos de cooperação entre os dois países no domínio da Cultura, e dar sequência aos laços históricos, bem como reafirmar a vontade de troca de experiênci­as de forma permanente.

Angola felicitou o povo moçambican­o, em geral, e as mulheres e os homens das artes e cultura de Moçambique, em particular, por essa grande realização.

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, durante o seu discurso, manifestou a sua satisfação pela modernizaç­ão da projecção dos valores culturais apresentad­os por cada província do país.

Rea irmou o importante papel da mulher no desenvolvi­mento cultural do país, destacando o facto de o lema centrar-se na mulher e o vincar do compromiss­o da unidade nacional e o empoderame­nto da mulher, que representa­m maior percentage­m da população moçambican­a.

"A cultura e a mulher são prioridade no programa de governação de Moçambique e factor crucial para a preservaçã­o da identidade", reforçou.

Por seu turno, o ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Armando Dunduro, felicitou os artistas por elevarem a cultura e fortalecer a unidade nacional.

O acto de abertura foi marcado pelo des ile das delegações provinciai­s, orações religiosas feitas por representa­ntes de comunidade cristã e muçulmana e o festival de espectácul­o.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola