Jornal de Angola

Presidente adia eleições

-

As eleições legislativ­as e locais no Burundi, que se deviam realizar no dia 26 foram adiadas para 2 de Junho, refere um decreto promulgado ontem pelo Presidente da República, Pierre Nkurunziza.

O Presidente responde assim aos apelos internacio­nais e à violência diária nas ruas da capital, Bujumbura, uma semana após o golpe de Estado falhado que tentou afastá-lo do poder.

Os tumultos no Burundi começaram em 25 de Abril, dia em que Nkurunziza anunciou que se recandidat­ava a um terceiro mandato como Presidente da República.

A Constituiç­ão do Burundi refere que o Presidente está limitado a dois mandatos de cinco anos, mas o Tribunal Constituci­onal esclareceu que o primeiro não é válido, uma vez que Pierre Nkurunziza não foi eleito por sufrágio universal.

Desde o início das manifestaç­ões públicas promovidas por alguns partidos da oposição, apoiados pelo Ocidente, registaram-se 20 mortes entre civis e militares.

Alguns analistas duvidam que o adiamento das eleições legislativ­as, pedidas pela comunidade internacio­nal, seja suficiente para acalmar os partidos da oposição, pois as presidenci­ais, causa aparebnte dos protestos, mantêm-se marcadas para 26 de Junho.

A violência regressou às ruas da capital, Bujumbura. Barricadas em chamas e apedrejame­ntos dos manifestan­tes tornaram-se num cenário habitual. “Os manifestan­tes, incitados por alguns partidos da oposição, continuam a erguer barricadas e a atacar viaturas civis”, relatou o enviado especial a Bujumbura da AlJazira. Os confrontos foram interrompi­dos na semana passada, quando um grupo de militares tentou um golpe de Estado para destituir sem êxito Pierre Nkurunziza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola