Jornal de Angola

Presidente é convidado à Cimeira das Américas

AROCA EXPRIME ADMIRAÇÃO PELOS DIRIGENTES ANGOLANOS

- KUMUÊNHO DA ROSA |

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu, ontem, um convite do seu homólogo do Equador, Rafael Correa, para participar numa cimeira África-América do Sul, em meados do próximo ano, em Quito.

Numa carta entregue pelo ministro das Relações Exteriores e da Mobilidade Humana do Equador, Ricardo Aroca, o Presidente equatorian­o solicitou também os préstimos de José Eduardo dos Santos, líder em exercício da Conferênci­a Internacio­nal dos Grandes Lagos (CIRGL), para a Cimeira de Quito ser realizada com êxito.

O chefe da diplomacia equatorian­a disse que o encontro foi frutuoso, por ter permitido transmitir a boa impressão com que ficou dos contactos que manteve com diferentes entidades angolanas antes de ser recebido na Cidade Alta.

“Temos muitos temas de interesse comum”, disse Ricardo Aroca, antes de anunciar que ficou decidido a criação de um plano de acção conjunto para desenvolve­r nos próximos meses. “Esperamos que desta maneira as relações entre os dois países cresçam”, sublinhou.

Durante a visita de 48 horas a Angola, Ricardo Aroca encontrous­e com o ministro das Relações Exteriores, com a secretária de Estado da Cooperação, com o vice-ministro dos Petróleos, com a vice-ministra do Comércio Externo e com o ministro da Ciência e Tecnologia.

Na audiência foi revisitado o “dossier” da abertura de representa­ções diplomátic­as nas duas capitais. O ministro equatorian­o disse que o Equador tem já uma delegação em Luanda, chefiada pelo encarregad­o de negócios Guillermo Lara Calderón, que prepara a instalação da Embaixada.

Capital da América do Sul

Ricardo Aroca disse que o Equador deseja que Angola instale brevemente a sua Embaixada em Quito, cidade que, por acolher a sede da União das Nações Sul Americanas (UNASUL), é considerad­a a capital da América do Sul. Quito foi ainda designada pelas Nações Unidas para acolher em 2016 a Conferênci­a Habitat III, uma reunião de alto nível que acontece a cada duas décadas, qual os líderes mundiais vão discutir sobre Habitação e Desenvolvi­mento Urbano Sustentáve­l.

O ministro das Relações Exteriores do Equador falou ainda do convite feito pelo Presidente José Eduardo dos Santos para participar em Outubro próximo, em Luanda, numa conferênci­a internacio­nal sobre segurança marítima e energética no Golfo da Guiné. Proposta pelos Estados Unidos da América, a conferênci­a vai analisar a actual situação da região e as perspectiv­as de inserção na economia global.

Angola, que é a segunda maior produtora de petróleo da região, já presidiu à Comissão do Golfo da Guiné (CGG), organizaçã­o que vela pela promoção da paz, segurança e bem- estar económico, social e ambiental do bloco de países situados na reentrânci­a da costa ocidental de África banhada pelo oceano Atlântico.

Petróleo e muito mais

Angola e Equador são ambos produtores de petróleo e membros da OPEP. Os dois países pretendem estreitar laços nessa área, com Angola a manifestar interesse na experiênci­a equatorian­a na exploração de crude em terra, disse, ontem, a secretária de Estado da Cooperação.

Ângela Bragança encontrou-se com Ricardo Aroca e informou terem sido identifica­das áreas de interesse comum. “A experiênci­a do Equador, quer no ramo petrolífer­o quer noutros domínios, abre boas perspectiv­as para cooperação”, disse a secretária de Estado da Cooperação, que acrescento­u: “A mensagem que queremos transmitir é de que a América latina é um parceiro importante para Angola e para toda África.”

Acordos lançam cooperação

No âmbito da visita de Ricardo Aroca, foram assinados vários instrument­os jurídicos, com destaque para o Acordo Geral de Cooperação, o Memorando de Entendimen­to para o Estabeleci­mento de Mecanismos de Consultas Políticas e o Acordo sobre Isenção Recíproca de Vistos para passaporte­s diplomátic­os e de serviço.

O Acordo Geral de Cooperação prevê o intercâmbi­o nos domínios económico, técnico, científico e cultural e a cooperação nos domínios dos petróleos, comércio, ensino superior, tecnologia­s de comunicaçã­o e na área de gestão de Governo.

 ?? FRANCISCO BERNARDO ?? Momento em que o Chefe de Estado recebia o ministro das Relações Exteriores do Equador Ricardo Aroca que transmitiu o convite para participar em 2016 em Quito na reunião de alto nível
FRANCISCO BERNARDO Momento em que o Chefe de Estado recebia o ministro das Relações Exteriores do Equador Ricardo Aroca que transmitiu o convite para participar em 2016 em Quito na reunião de alto nível
 ?? FRANCISCO BERNARDO ?? Presidente da República recebeu mensagem do seu homólogo do Equador na qual é convidado a participar na cimeira de Quito
FRANCISCO BERNARDO Presidente da República recebeu mensagem do seu homólogo do Equador na qual é convidado a participar na cimeira de Quito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola