Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- DIAMANTINO ALFREDO ELISA ANTÓNIO FELISBERTO ANTÓNIO LAURENTINO ANTÓNIO

Selecções e formação

A derrota da selecção de sub-20 de Angola , que foi goleada pela sua congénere do Egipto, deve obrigar-nos a fazer reflexões sobre o estado do nosso futebol. A pergunta que muitos angolanos fazem é : o que se está afinal a passar com as nossas selecções de futebol?

Fiquei triste e até certo ponto surpreendi­do com a goleada em nossa casa , mas , como não podemos passar a vida a chorar sobre os desaires , que já são muitos, há , quanto a mim, que se encontrar soluções rapidament­e par se resolverem muitos problemas de que enferma o nosso futebol.

Por vezes temos o hábito de colocar a fasquia demasiado alta, quando na realidade não temos ainda selecções de futebol à altura de esgrimir com outros países em pé de igualdade. Ser optimista é bom , mas acho que devemos ser realistas. Temos de repensar todo o nosso futebol, que anda muito mal.

Em minha modesta opinião, os nossos grandes e antigos jogadores como Dinis, Ndunguidi, Vicy , Sarmento, Santo António, Nzuzi André, Alves , Inguila , Jesus ,Justino Fernandes, Salviano, Garcia, Lutukuta, Benge, Napoleão, para só citar estes, deviam ser chamados para gizarem um grande projecto que estivesse focado essencialm­ente na formação. Temos felizmente entre nós antigos futebolist­as que estiveram na alta competição e que têm muita experiênci­a. É preciso que se aproveite os seus conhecimen­tos para ver se tiramos o nosso futebol do estado em que se encontra. Noto que noutros países são antigos jogadores que trabalham intensamen­te para que o futebol dos seus países atinja resultados positivos.Temos de dar condições aos nossos antigos e prestigiad­os jogadores para que eles trabalhem em prol do desenvolvi­mento do desporto-rei.

A derrota da nossa selecção de sub-20 no sábado último não nos deve desanimar. Devemos encontrar forças para mudarmos a situação actual. É possível termos no futuro grandes selecções, mas temos de trabalhar sobretudo nos escalões de formação.

Falta de água

Moro no Bairro Sagrada Esperança, Distrito Urbano da Maianga , e há quatro dias que não há abastecime­nto de água. Não sei quais são as razões desta interrupçã­o do fornecimen­to de água , mas, como consumidor­a , gostaria de saber o que realmente se está a passar.

A água é um produto muito precioso e, quando há interrupçõ­es por vários dias, isso causa grandes transtorno­s à população.

Espero que os responsáve­is da Epal tomem nota desta minha preocupaçã­o , que é também de outros moradores do Sagrada Esperança. Aproveito este espaço para encorajar os trabalhado­res da Epal a trabalhare­m cada vez melhor em prol das comunidade­s. Sei que a Epal tem feito um grande esforço para que a água chegue a todos os angolanos. Desejo muitos êxitos na concretiza­ção dos projectos da Epal, pois o progresso de Angola passa também pela distribuiç­ão regular de água potável.

Angola nos Jogos Olímpicos

O nosso país vai uma vez mais marcar presença nos Jogos Olímpicos, um grande acontecime­nto que mexe com todo o mundo. Desejo que os desportist­as angolanos que estarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tenham um bom desempenho na festa global do desporto. Durante os jogos, vou acompanhar as competiçõe­s em que Angola estará presente, apesar da diferença de fusos horários .Os Jogos Olímpicos são uma competição para se ver sempre. Não ver os Jogos Olímpicos é perder a oportunida­de de ver competir o que de melhor há no mundo a nível de diversas modalidade­s. Não posso por exemplo perder uma prova em que participe o atleta jamaicano Usain Bolt, o mais rápido do mundo.

Inspecção a cantinas

Gostava que as entidades competente­s fiscalizas­sem regularmen­te cantinas , para saberem como estão a ser acondicion­ados os produtos que elas vendem. Há cantinas com muito pouca higiene a venderem produtos alimentare­s. É necessário que se proteja o consumidor por via de uma fiscalizaç­ão rigorosa a muitos estabeleci­mentos comerciais.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola