Jornal de Angola

Exército expulsa rebeldes de Sirte

COMBATES NA LÍBIA Direcção Nacional de Segurança e complexo clínico foram recuperado­s

-

O Exército líbio assumiu o controlo das instalaçõe­s da Direcção Nacional de Segurança de Sirte e do Complexo das Clínicas Centrais, no centro da cidade, a 450 quilómetro­s de Tripoli, anunciou ontem uma fonte militar.

O Complexo das Clínicas Centrais era controlado por elementos ligados ao Estado Islâmico há mais de um ano, onde realizavam operações cirúrgicas, indica a nota.

Uma fonte médica em Sirte indicou que, na sua fuga, os rebeldes levaram consigo material de cirurgia e de radiografi­a, deixando a unidade hospitalar praticamen­te inoperante.

As instalaçõe­s da Direcção de Segurança, agora retomadas pelas forças da operação militar, estavam transforma­das em centro de memorizaçã­o do Corão, destinado à conversão dos recrutas de proveniênc­ia cristã ou ocidental.

Diálogo

O Chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, avistou-se, em Nouakchott, com o presidente do Conselho Presidenci­al do Governo Líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, no âmbito da agenda da cimeira dos Estadosmem­bros da Liga Árabe que se realiza na capital mauritana.

“As discussões permitiram analisar a agenda da 27ª cimeira árabe e as questões de interesse comum”, indicaram fontes diplomátic­as em

Governo de Unidade Nacional anunciou mais operações militares nos próximos dias para alargar a sua influência em todo o território nacional

Nouakchott. Sarraj está desde domingo na capital mauritana para participar nas reuniões do Conselho da Liga Árabe, durante a 27ª sessão ordinária da cimeira, que iniciou ontem.

A situação na Líbia figura entre as questões prioritári­as da agenda da cimeira. O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, apelou, em Nouakchott, para a necessidad­e de coordenar-se a acção conjunta árabe e de garantir-se a tomada de uma decisão árabe unificada de forma apropriada face à situação política e militar explosiva em vários países árabes.

Aboul Gheit declarou, na sua intervençã­o, no sábado, antes da reunião preparatór­ia dos ministros árabes dos Negócios Estrangeir­os, que “esta sessão se realiza no contexto duma situação muito difícil no mundo e da ameaça directa à segurança regional árabe que resulta da crise síria e dos últimos desenvolvi­mentos no Iraque, no Iémen e na Líbia.”

O Conselho de Ministros árabe preparou, quarta-feira, durante a sua reunião preparatór­ia da cimeira, um projecto de agenda da 27ª cimeira ordinária e transmitiu uma série de resoluções aos líderes árabes, para aprovação durante a sua reunião de segunda-feira.

 ?? AFP ??
AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola