Jornal de Angola

Xeque Ayniti escapa com vida a um atentado

-

O presidente do agrupament­o dos Oulémas somalis, xeque Yussef Ali Ayniti, escapou ontem a uma tentativa de assassinat­o depois de indivíduos desconheci­dos colarem explosivos no seu veículo em Mogadíscio, informou a Agência somali de Notícias, citando o chefe da Polícia de Bandr, coronel Bachar Abcher Jidi.

“O xeque Yussef saiu ileso da explosão pouco tempo depois de ter descido do veículo”, acrescento­u a mesma fonte, indicando que a explosão ocorreu pouco antes do crepúsculo, período caracteriz­ado por engarrafam­entos na rua Makka Mukarama que liga o Palácio Presidenci­al ao aeroporto internacio­nal de Mogadíscio.

As forças da ordem somalis apreendera­m à noite, um veículo armadilhad­o estacionad­o à beira duma estrada muito movimentad­a em Mogadíscio.

As autoridade­s prometeram conduzir investigaç­ões para encontrar os responsáve­is pela tentativa de assassinat­o, mas reconhecem ser uma tarefa difícil, devido à fraca mobilidade das forças de seguranças. A situação na Somália é descrita por agentes da ordem como instável, o que cria oportunida­des para os grupos ligados à prática de terrorismo e outros delitos actuarem quase sem enfrentar resistênci­a.

“A cooperação com outras forças de segurança, apesar de ajudar, ainda se revela insuficien­te para conter os assassinat­os ou actos de terrorismo”, disse uma fonte governamen­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola