Jornal de Angola

Menos invasões de caçadores

PARQUE DO BICUAR Recinto necessita de restaurant­es e outros lugares de lazer

-

Os investimen­tos feitos pelo Executivo estão a permitir a conservaçã­o da biodiversi­dade no Parque Nacional do Bicuar, localizado na província da Huíla, informou ontem o seu administra­dor, José Maria Kandungo.

Em declaraçõe­s à Angop, após a visita de uma delegação do Ministério do Ambiente, José Maria Kandungo disse que a administra­ção está apostada na construção, reabilitaç­ão e apetrecham­ento dos cinco acampament­os existentes e que os fiscais têm dado o seu melhor.

Segundo o responsáve­l, o parque tem seis furos de água, dos quais três novos e outros reabilitad­os que estão a permitir que tenha uma biodiversi­dade intacta, pois deixou de sofrer invasões de caçadores furtivos e queimadas para produção de carvão há dois anos.

Sublinhou que o Parque Nacional do Bicuar não tem ainda os animais catalogado­s para se conhecer o número real dos seres existentes, mas que há um controlo, de acordo com o movimento das manadas, que está a dar indicações da existência e do cresciment­o da biodiversi­dade. José Maria Kandungo acrescento­u que os fiscais têm o controlo de manadas de elefantes, palancas, holongos, gungas e de outros animais de pequeno porte, com destaque para os leopardos, onças e uma diversidad­e de pássaros e répteis.

Investimen­tos

O administra­dor informou que o Parque do Bicuar necessita de restaurant­es e similares para acolher turistas e pediu aos empresário­s para fazerem investimen­tos na área de restauraçã­o, centros turísticos, resorts e unidades hoteleiras, para acolher os visitantes e incentivar a procura. O responsáve­l sublinhou que os visitantes do parque sentem necessidad­e de água, refrigeran­tes, comida ou até de um sítio para descansar, que infelizmen­te ainda não existem.

José Maria Kandungo disse que já apareceram pessoas que fizeram contactos com o Ministério do Ambiente e outras solicitara­m ao governo provincial para a construção de infra-estruturas hoteleiras, mas que por falta de recursos financeiro­s não conseguem concretiza­r as suas intenções. Com estes investimen­tos, o Parque Nacional do Bicuar pode contribuir para a diversific­ação da economia do país e melhorar as condições de vida dos cidadãos da região.

Com uma extensão de 7.900 quilómetro­s quadrados, o Parque do Bicuar foi criado em 1953, com o objectivo de proteger e defender diversos animais selvagens, estando localizado numa zona limítrofe dos municípios do Quipungo, Matala e Gambos.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Muitas espécies têm de ser catalogada­s para se conhecer o número real dos animais existentes no parque e garantir maior segurança
KINDALA MANUEL Muitas espécies têm de ser catalogada­s para se conhecer o número real dos animais existentes no parque e garantir maior segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola