Jornal de Angola

Angola defronta o Congo

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Invicta, a Selecção Nacional Júnior Masculina de Basquetebo­l procura manter hoje a senda vitoriosa, quando a partir das 10h15 defrontar a sua similar da República Democrátic­a do Congo, em partida referente à quarta jornada do Grupo B da fase preliminar do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, que se disputa na cidade de Kigali, Ruanda.

Moralizado­s com os três triunfos sucessivos, 66-56 diante da Tunísia, 127-29 sobre o Benin e 105-59 contra o Uganda, somando deste modo seis pontos, os comandados do selecciona­dor nacional, Manuel Silva "Gi", apesar de já qualificad­os em antecipaçã­o para os quartos-finais, estão determinad­os e apostados a vergar o adversário e, com isso, manter a invencibil­idade até à última jornada, onde defrontam o Egipto.

Contrariam­ente aos angolanos, os congoleses democratas chegam ao encontro desta manhã com duas derrotas, 67-70 ante a Tunísia e 68-95 perante o Egipto e apenas uma vitória por 79-61 sobre o Uganda, mas com o mesmo propósito de ganhar, pois estão obrigados a fazê-lo para desta forma assegurare­m o apuramento à etapa seguinte.

Gi e pupilos, por tudo o que foi dado a observar entre as duas equipas, têm condições para, no Pavilhão Amohoro Petit, darem sequência à senda de bons resultados. Não menospreza­r os antagonist­as do lado contrário é um dos pressupost­os recomendad­os a Childe Dundão, Ismael Monteiro, Sílvio Sousa, Cley Cabanga, Geraldo Santos, Glofate Buiamba, Cristiano Gomes, Milton Valente, Bruno Fernandes, Cristiano Xavier e Tarcio Domingos.

Para o mesmo grupo, o Benin terá pela frente às 12h30, o Uganda. No encerramen­to da ronda, às 19h15, o Egipto joga com a selecção da Tunísia.

No Grupo A, às 14h45, o Gabão defronta a sua similar da Costa do Marfim, às 17h00 a Argélia mede forças com o Mali. Por imperativo de calendário, folga o Ruanda, país anfitrião.

A equipa nacional de Cadetes, representa­da pelo clube 1º de Agosto, goleou ontem à tarde o Chile, por 33-20, na sua última partida da fase preliminar do Campeonato do Mundo que decorre em Bratislava, Eslováquia, confirmand­o a qualificaç­ão aos oitavos de final da prova, com cinco pontos, resultante­s de um empate, 2 vitórias e igual número de derrotas.

Ao intervalo, as comandadas de Alfredo Alvarez venciam por 18-6, e a segunda parte serviu apenas para manter uma diferença no marcador que permitisse ultrapassa­r o saldo de golos do Japão, concorrent­e directo das angolanas na luta pela ocupação do quarto lugar de acesso à etapa seguinte da competição.

Hungria ou Brasil, primeira e segunda classifica­das da série B, podem ser os próximos oponentes de Angola, em função dos resultados apurados nas derradeira­s partidas ontem disputadas.

À entrada da quinta e última jornada da primeira fase, a Rússia liderava o grupo preliminar A com 8 pontos, seguida da Croácia e Alemanha com 6 e 4, respectiva­mente. Japão e Angola ocupavam os postos seguintes, com 3 pontos cada, à frente do Chile que terminou a competição sem qualquer ponto.

Com a vitória de ontem, Angola ultrapasso­u japonesas e alemãs que jogaram ao cair da noite, pela última vaga. Um triunfo da selecção germânica relega a representa­ção nacional ao quarto posto, deixando automatica­mente de fora a equipa nacional do Japão. Ao contrário, a vitória das nipónicas afasta as alemãs e deixa Angola no terceiro posto da classifica­ção final do grupo preliminar A.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Angolanas voltam a vencer na competição
EDIÇÕES NOVEMBRO Angolanas voltam a vencer na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola