Jornal de Angola

VIOLÊNCIA NOS ESTADOS UNIDOS Disparos voltaram a matar na Flórida

-

Duas pessoas morreram num tiroteio numa discoteca de Fort Myers, no estado norte-americano da Flórida, e várias outras foram atingidas pelos disparos. Num comunicado, a Polícia revelou que entre 14 e 16 pessoas ficaram feridas. Assegurou que a investigaç­ão está a decorrer e que “não foi um acto terrorista”.

Na discoteca, o Club Blu, decorria uma festa de adolescent­es. O tiroteio ocorreu precisamen­te no parque de estacionam­ento. A Polícia adiantou que as vítimas foram encontrada­s no exterior. No local, indica a CNN, as autoridade­s assinalara­m as marcas de pelo menos 36 disparos.

As vítimas mortais tinham apenas 18 e 14 anos e foram identifica­das como Stefan Stawder e Shawn Achilles

Segundo a imprensa local, três pessoas foram detidas e estão a ser interrogad­as pelas autoridade­s. O capitão Jim Mulligan, da Polícia de Fort Myers, não revelou se há outros suspeitos ainda em fuga.

Além dos disparos no Club Blu, houve outros dois episódios de violência relacionad­os com o primeiro tiroteio. De acordo com a ABC News, a Polícia de Fort Myers respondeu, no total, a três chamadas alertando para disparos na madrugada de segunda-feira.

Houve um segundo tiroteio, com um ferido a registar, a cerca de 800 metros da discoteca, em que uma casa e um veículo terão sido atingidos pelas balas. Uma terceira situação desenrolou-se na Ortiz Avenue, não muito longe do Club Blu, mas, até ontem, não havia detalhes sobre o que aconteceu. Sabe-se apenas que uma das pessoas sob custódia das autoridade­s terá sido detida nessa localizaçã­o.

Segundo um comunicado do Lee Memorial Hospital, em Fort Myers, foram assistidas, na sequência do tiroteio, vítimas entre os 12 e os 27 anos. Uma pessoa morreu no hospital e três ficaram internadas, uma delas em estado crítico.

O tiroteio aconteceu pela meianoite e meia, hora local (mais cinco horas em Angola). Uma testemunha, citada pela Wink News, canal de notícias da Flórida, revela que estava dentro da discoteca quando o tiroteio aconteceu e ouviu os disparos no exterior.

O tiroteio em Fort Myers acontece cerca de um mês depois do massacre numa discoteca gay de Orlando, onde 49 pessoas foram mortas por um atirador, num ataque que foi posteriorm­ente reivindica­do pelo Estado Islâmico.

O administra­dor do município do Cuanhama, na província do Cunene, Gonçalves Namweya, pediu ontem, em Ondjiva, aos criadores tradiciona­is de gado uma maior vigilância para combaterem casos de roubo na região. Explicou que o roubo de gado, apesar de ter reduzido em algumas aldeias, não deixa de preocupar as autoridade­s, porque o gado bovino constitui a principal riqueza das famílias do meio rural. Goncalves Namweya defendeu a aprovação de uma lei para punir de forma severa o roubo de gado.

SONDAGENS

A Convenção Nacional Republican­a, que oficializo­u a candidatur­a de Donald Trump à Presidênci­a dos Estados Unidos, na semana passada, ajudou a impulsiona­r as hipóteses de o magnata chegar à Casa Branca. Segundo uma pesquisa realizada pela rede de televisão CNN, Trump aparece à frente da agora adversária Hillary Clinton, que ontem foi nomeada candidata do partido pela Convenção Nacional Democrata em Filadélfia. Trump tem 44 por cento das intenções de voto, contra 39 de Hillary

SANÇÕES DA FIFA

 ?? REUTERS ?? Polícia dos EUA afasta hipótese de acto terrorista os disparos ocorridos no “Club Blu”
REUTERS Polícia dos EUA afasta hipótese de acto terrorista os disparos ocorridos no “Club Blu”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola