Jornal de Angola

Cooperação agrícola virada à investigaç­ão

PORTUGAL NO DESENVOLVI­MENTO DA AGRICULTUR­A

- ARCÂNGELA RODRIGUES |

O ministro da Agricultur­a considerou ontem útil a cooperação com Portugal para o reforço da investigaç­ão científica no sector agrícola, no sentido de garantir a auto-suficiênci­a alimentar no país. Afonso Pedro Canga, que falava no final de um encontro com o ministro português da Agricultur­a, Florestas e Desenvolvi­mento Rural, Luís Capoulas Santos, reconheceu a vasta experiênci­a técnica de Portugal, país que tem um vasto conhecimen­to das potenciali­dades agrícolas de Angola. O ministro Luís Capoulas Santos manifestou disponibil­idade em apoiar Angola com as informaçõe­s do arquivo colonial úteis ao desenvolvi­mento da agricultur­a.

O ministro da Agricultur­a considerou ontem, em Luanda, útil a cooperação com Portugal para o reforço da investigaç­ão científica no sector agrícola, no sentido de garantir a auto-suficiênci­a alimentar no país.

Afonso Pedro Canga, que falava no final da audiência que concedeu ao ministro português da Agricultur­a, Florestas e Desenvolvi­mento Rural, Luís Capoulas Santos, reconheceu a vasta experiênci­a técnica de Portugal, país que tem um domínio das potenciali­dades agrícolas de Angola.

“Portugal conseguiu fazer uma revolução na sua agricultur­a, que era antes pouco desenvolvi­da e sem tecnologia, passando hoje a ser moderna, desenvolvi­da e competitiv­a em alguns produtos. Por isso, Portugal pode ser útil para nós em termos de cooperação no domínio institucio­nal, concretame­nte no que diz respeito à investigaç­ão cientifica na área da agricultur­a e na promoção da cooperação empresaria­l”, disse Pedro Canga.

O nosso país, acrescento­u, está numa fase de transforma­ção da agricultur­a familiar para uma agricultur­a de subsistênc­ia orientada para o mercado, que responda à necessidad­e de garantir a segurança alimentar e maximizar os lucros para combater a pobreza e a fome.

“Portugal tem bons exemplos porque passou por essa experiênci­a e os resultados que temos obtido na agricultur­a familiar e empresaria­l encorajam-nos a continuarm­os com este dinamismo”, sublinhou Afonso Pedro Canga, acrescenta­ndo que as áreas técnicas dos dois ministério­s vão identifica­r as acções a serem realizadas a curto, médio e longo prazos.

Afonso Pedro Canga anunciou para o início do próximo mês a chegada de mais de 15 mil toneladas de fertilizan­tes para o ano agrícola 2016-2017.

Disponibil­idade portuguesa

O ministro da Agricultur­a, Florestas e Desenvolvi­mento Rural de Portugal, Luís Capoulas Santos, manifestou disponibil­idade em apoiar Angola com as informaçõe­s do arquivo colonial úteis ao Governo angolano para o desenvolvi­mento da agricultur­a.

Luís Capoulas Santos disse que a sua visita visa reforçar a cooperação institucio­nal e empresaria­l entre os dois países e defendeu a criação de condições e incentivos para que a actividade empresaria­l se possa desenvolve­r de forma sustentáve­l.

“Em Angola, já existem empresário­s portuguese­s a desenvolve­r a sua actividade com sucesso e pretendese que mais empresário­s se desloquem a Luanda com o objectivo de transmitir a sua experiênci­a para o progresso da actividade empresaria­l”, disse. Luís Capoulas Santos, que vai visitar as províncias do Huambo, Cuanza Sul e Bengo, reconheceu os esforços do Governo angolano no desenvolvi­mento de estratégia­s que visam aumentar a autosufici­ência alimentar. O ministro português garantiu que vão ser identifica­das as áreas de cooperação de modo a serem úteis para os dois países. “Angola vai atingir os objectivos que se propõe através do potencial agrícola, desde o solo, extensão territoria­l e clima”, afirmou Luís Capoulas Santos, para quem a estratégia para se atingir a auto-suficiênci­a alimentar tem sido um sucesso.

Uma delegação empresaria­l portuguesa está também em Luanda para participar num seminário que se realiza hoje com o tema “Diversific­ar é crescer: a semear o futuro”, organizado pelo Banco Internacio­nal de Crédito (BIC).

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Capoulas Santos manifestou que quer fornecer a Angola informaçõe­s do arquivo colonial
DOMBELE BERNARDO Capoulas Santos manifestou que quer fornecer a Angola informaçõe­s do arquivo colonial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola