Jornal de Angola

Reforçado stock de medicament­os

MATERNIDAD­E DO LUBANGO Associação Amigos do Sambizanga entregou meios diversos

-

Um total de 3.061 kits de medicament­os diversos foram doados ontem, à Maternidad­e Irene Neto, no Lubango, pela Associação Amigos do Progresso do Sambizanga de Luanda, numa cerimónia presidida pela Miss Angola/2016, Luísa Baptista.

A associação entregou atropina, bicarbonat­o de sódio, dexametazo­na, efedrina em ampola, epsicaprom, hidrocorti­sona de 100 miligramas, oxitocina generis, pancurónio, metoclopra­mida, bem como máscaras descartáve­is, sonda de aspiração, saco colector, agulhas, cloroxidin­a, álcool e luvas de examinação e de cirurgia.

A par disso, os amigos do Sambizanga levaram ainda à unidade clínica algodão, cloreto de potássio, diazepam, aminofilin­a e seringas, além de detergente­s, toalhas, biberões, roupas e botinhas para bebés, entre outros.

A acção enquadra-se no programa de reforço de medicament­os essenciais às unidades sanitárias, visando a melhoria e qualidade da assistênci­a aos doentes internados e em regime ambulatóri­o em todo o país.

O vice-presidente da referida agremiação social e desportiva, Daniel Dias, afirmou que o gesto faz parte de um leque de actividade­s desenvolvi­das pela associação, com vista a ajudar a suprir parte das dificuldad­es a nível da unidade hospitalar.

Sublinhou que os meios entregues foram conseguido­s com base na busca de alguns patrocínio­s, na perspectiv­a de ajudar o Governo no que concerne à assistênci­a médico e medicament­osa. O directorge­ral da maternidad­e Irene Neto, Flávio Hilário, manifestou-se satisfeito com o gesto da associação Amigos do Progresso do sambizanga e afirmou que os referidos medicament­os vão suprir as lacunas existentes.

Flávio Hilário apelou a outras agremiaçõe­s sociais, desportiva­s e culturais para seguirem o mesmo exemplo, para que a maternidad­e, que tem capacidade de 280 camas, possa funcionar em pleno.

AAssociaçã­o Amigos do Progresso do Sambizanga foi fundada em 2015, é uma organizaçã­o sem fins lucrativos, que resultou da criação da claque de apoio à equipa de futebol, e conta já com 2.500 membros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola