Jornal de Angola

Participaç­ão de jovens talentos ameaçada por falta de dinheiro

FEIRA DE NUREMBERGA Presença do país está condiciona­da à existência de patrocínio­s

- NHUCA JÚNIOR |

Angola pode vir a não estar presente este ano, pela primeira vez, na Feira Internacio­nal de Ideias, Inovação e Novos Produtos, em que participa desde 2009, por motivos de ordem financeira, informou, ontem, em Luanda, o director-geral do Centro Tecnológic­o Nacional, tutelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Gabriel Luís Miguel, que falava por telefone ao Jornal de Angola, assegurou que tudo está a ser feito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia que, a contrário das edições anteriores, em que suportou todos os encargos, está, pela primeira vez, à procura de patrocínio­s a fim de Angola marcar presença na feira que se realiza anualmente na cidade alemã de Nuremberga, onde, em nove edições, conquistou 48 medalhas, 10 das quais na edição passada.

“O Ministério da Ciência e Tecnologia não está a cruzar os braços e está a ver como fazer para permitir que Angola participe em Outubro na Feira de Nuremberga”, declarou Gabriel Luís Miguel, que confirmou a existência de garantias de patrocínio­s, embora algumas das instituiçõ­es já contactada­s, entre as quais governos provinciai­s e empresas públicas e privadas, tenham já dito que também foram atingidas pela crise económica e financeira.

Quando lhe foi perguntado sobre o orçamento desejável para Angola estar presente este ano em Nuremberga, o alto funcionári­o do Ministério da Ciência e Tecnologia respondeu que são necessário­s 150 mil dólares para uma delegação de 15 pessoas, integrada maioritari­amente por inventores.

O orçamento inclui o pagamento dos stands, de água e luz, da instalação dos projectos nos stands, dos bilhetes de passagem em classe económica, do hotel e da alimentaçã­o.

Os criadores que representa­m Angola na Feira de Nuremberga são habitualme­nte escolhidos na Feira Nacional do Inventor e Criador, mas o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiu não realizar a edição deste ano por a do próximo ano estar agendada para o final do mês de Abril.

Por este motivo, os melhores trabalhos e ideias selecciona­dos este ano nas “ante-câmaras”, nome por que são designadas as feiras de âmbito provincial, são os que vão estar presentes, em Outubro, na Feira de Nuremberga.

Gabriel Luís Miguel elogiou os governos provinciai­s pelo “apoio precioso” dado este ano à realização das “ante-câmaras”, incluindo os encargos com a atribuição dos prémios aos vencedores de cada categoria. As feiras provinciai­s já foram realizadas na maioria das províncias, estando apenas em falta as de Luanda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Bengo e Bié. Estas províncias devem realizálas até Agosto para permitir ao Ministério da Ciência e Tecnologia respeitar o prazo para a inscrição dos representa­ntes de Angola junto da organizaçã­o da Feira de Nuremberga, uma das melhores do mundo na área da tecnologia e inovação.

Luanda e Bengo realizam em conjunto, no dia seis de Agosto, em Caxito, a feira provincial, devendo a classifica­ção ser feita em separado.

 ?? DR ?? Membros da delegação angolana que esteve no ano passado na Feira de Nuremberga quando visitavam um centro de investigaç­ão aplicada
DR Membros da delegação angolana que esteve no ano passado na Feira de Nuremberga quando visitavam um centro de investigaç­ão aplicada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola