Jornal de Angola

Papel de Cuba foi importante para travar agressões externas

-

O delegado adjunto da Associação dos ex-estudantes em Cuba “Caimaneiro­s” no Cuando Cubango, Emanuel Chiaca, destacou o contributo daquele país na formação dos angolanos e na luta contra as agressões externas.

Ao discursar na cerimónia comemorati­va do 63º aniversári­o do Assalto ao Quartel Moncada, assinalado ontem, Emanuel Chiaca destacou a hospitalid­ade e o contributo dado pelo povo cubano na Batalha do Cuito Cuanavale, Cahama e Kangamba, tendo reiterado que os “caimaneiro­s” estão juntos na luta pela libertação dos cinco compatriot­as que tinham sido encarcerad­os em Miami (Estados Unidos), entre outras.

Emanuel Chiaca referiu que as histórias dos dois povos uniram-se quando pela primeira vez, em 1976, o Presidente António Agostinho Neto solicitou a Cuba ajuda para defender a jovem Nação Angolana das agressões externas. A visão estratégic­a dos dois líderes, Fidel Castro e Agostinho Neto, manifestou-se também em 1977 quando permitiram que partisse o primeiro contingent­e de estudantes angolanos para Cuba, visando a formação de homens capazes de realizar as reformas pretendida­s na altura.“Conseguiu-se a manutenção da Pátria angolana com a ajuda dos bravos combatente­s angolanos e cubanos, que perderam a vida nos campos de batalha para que nos tempos de hoje se pudesse desfrutar a cooperação existente entre os dois povos nos mais variados domínios”, afirmou Emanuel Chiaca .

Em Malanje, a comunidade cubana também assinalou o 63º aniversári­o do assalto ao Quartel Moncada com a exibição de uma curta metragem que reflectiu os feitos do 26 de Julho, além de poesias, canções e dança. O vice-governador de Malanje para o sector político e social, Manuel Campo, ressaltou a coragem e bravura de Fidel Castro e outros companheir­os que deram início à grande revolução que culminou com a liberdade do povo cubano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola