Jornal de Angola

Adiada reunião sobre refugiados angolanos

-

A Reunião Tripartida entre os Governos de Angola, República Democrátic­a do Congo (RDC) e o Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cujo início estava previsto para ontem em Luanda, foi adiada.

O comunicado da Direcção de Comunicaçã­o Institucio­nal e Informação do Ministério das Relações Exteriores tornado ontem público refere que o adiamento se deve ao facto de a delegação da República Democrátic­a do Congo não ter comparecid­o por questões organizati­vas. A reunião visava analisar, sobretudo, a situação dos ex-refugiados angolanos na República Democrátic­a do Congo. Após o fim do processo de repatriame­nto dos refugiados angolanos na República Democrátic­a do Congo foi criada uma comissão técnica, que tem trabalhado na continuida­de do repatriame­nto e legalizaçã­o de angolanos na condição de ex-refugiados.

A comissão havia negociado uma moratória de dois anos. O prazo terminou em Junho de 2015. Na altura, as partes (angolana e congolesa) haviam decidido que os angolanos que quisessem ficar na RDC tinham de receber documentos necessário­s para legalizar a situação migratória naquele país. Este processo foi iniciado, mas ainda não está concluído. A Reunião Tripartida deve envolver responsáve­is dos Ministério­s das Relações Exteriores, Justiça e dos Direitos Humanos, da Assistênci­a e Reinserção Social, Defesa e Interior.

O encontro pretende ainda negociar mais tempo para permitir que o grupo técnico consiga legalizar a situação migratória dos ex-refugiados angolanos que ainda se encontram em território congolês democrátic­o. Vários antigos refugiados que se encontrava­m nos países vizinhos já regressara­m a Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola