Jornal de Angola

Hungria frustra sonho de Angola

-

Três minutos de desconcent­ração da equipa de Angola, no início da segunda parte, permitiram à Hungria dar a volta ao marcador, passando dos desfavoráv­eis 15-13, ao intervalo para 15-16, ontem à tarde no jogo dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de andebol de cadetes.

Daí para frente, a equipa nacional, representa­da pelo 1º de Agosto, não voltou a controlar o rumo dos acontecime­ntos. As húngaras garantiram a vantagem final de 3223 e a consequent­e qualificaç­ão para os quartos-de-final da prova, que decorre em Bratislava, Eslováquia.

Diante de uma oponente tradiciona­lmente forte no andebol mundial, as comandadas de Alfredo Alvarez entraram desinibida­s, conseguind­o algum ascendente ao longo do primeiro tempo, graças a uma defesa 3:3, muito agressiva e bastante coesa nas trocas de oponente directo. A vantagem angolana de dois golos ao intervalo traduz perfeitame­nte a qualidade apresentad­a pela equipa naquele período de jogo.

A reentrada titubeante para a etapa complement­ar foi fatal para as aspirações das angolanas. A partir do momento em que conseguiu passar para o comando do marcador, a formação magiar assentou o seu jogo, adaptando-se ao sistema defensivo das angolanas, com entradas cirúrgicas à segunda linha. Do lado oposto instalou-se alguma descrença, agravada pelo desgaste físico resultante da elevada intensidad­e dos primeiros 30 minutos. Com esta derrota, as cadetes angolanas ficam relegadas à disputa das partidas classifica­tivas do nono ao décimo sexto posto da tabela geral, aguardando o desfecho de outras partidas para determinar o oponente.

Na melhor participaç­ão angolana de sempre nesta competição, as representa­ntes nacionais estrearams­e com empate diante do Japão, a 25 golos. Seguiram-se duas derrotas frente à Rússia (25-32) e Alemanha (25-27), bem como igual número de vitórias, sobre a Croácia (30-22) e o Chile (33-20). Angola foi a única representa­nte africana que ontem teve um desempenho dignifican­te para o continente. O Egipto, actual campeão continenta­l, foi copiosamen­te derrotado pela França por 46-25, após 1914 ao intervalo. Na taça presidente, prova reservada às equipas não apuradas para os oitavos-definal, o Congo perdeu diante do Chile por 21-30, com o parcial de 13-15 ao intervalo.

 ?? IHF ?? Andebolist­as angolanas falharam ontem a presença nos quartos-de-final do prova mundial
IHF Andebolist­as angolanas falharam ontem a presença nos quartos-de-final do prova mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola