Jornal de Angola

Festival de Teatro Infantil em Agosto

GRUPOS EXIBEM AS PEÇAS EM LUANDA E CATETE Festeca reconhece o contributo do Jornal de Angola pela cobertura e divulgação do programa

- EDNA DALA |

Angola organiza de 20 de Agosto até 25 de Setembro a primeira edição do Festival Internacio­nal de Teatro para a Infância e Juventude (Festiji), com grupos das províncias de Benguela, Cuanza Norte, Luanda e Malanje.

O festival surge na sequência da orientação da Associação Internacio­nal de Teatro para Infância e Juventude (Assitej), para que todos os países membros organizem um festival no quadro da campanha “Vamos levar uma criança ao teatro hoje”.

Além dos grupos angolanos, vão participar no Festiji grupos de Portugal, Alemanha e França. As peças vão ser apresentad­as no auditório Nzinga Mbande, Centro Cultural Brasil-Angola, no Centro de Animação Artística do Cazenga, no Instituto Superior de Arte (Isarte) e no Centro Cultural Agostinho Neto, em Catete, com entradas gratuitas.

O responsáve­l do festival, Orlando Domingos, disse ontem ao Jornal de Angola que o Festiji tem a parceria do Instituto Goethe e da Alliançe Française de Luanda, que apoiam a presença das companhias estrangeir­as.

Orlando Domingos referiu que os grupos angolanos vão apresentar peças em que se destaca a componente cultural.

Frisou que ao contrário de outros países, onde os adultos fazem teatro para as crianças, “em Angola são as próprias crianças que de forma lúdica e harmoniosa fazem teatro para as outras crianças e para os adultos”. Explicou que o teatro infantil é dos melhores mecanismos que existe para moldar a personalid­ade das crianças e pode servir como uma terapia para afastálas de todos os aspectos negativos, assim como integrá-los, também, em actividade­s de pendor artístico.

Orlando Domingos pediu maior atenção por parte dos encarregad­os de educação e pais no sentido de motivarem as crianças e jovens para aderirem ao teatro de modo a ocupar de forma útil os tempos livres, e ter como complement­o da formação académica.

Distinção

Em visita efectuada sexta-feira às instalaçõe­s do Jornal de Angola, o presidente do conselho directivo do Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga (Festeca), Orlando Domingos, procedeu a entrega de um diploma de mérito ao diário, por considerar a cobertura de “excepciona­l e prestimosa”, durante a realização da 11.ª edição do Festeca, que decorreu de 8 a 17 de Julho, no Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIMART), em Luanda.

“Festeca - Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga atribui Menção Honrosa ao Jornal de Angola pelo seu relevante apoio prestado ao Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga”, lê-se no diploma entregue pelo presidente do conselho directivo do Festeca aos directores executivos do Jornal de Angola Guilhermin­o Alberto e Kumuenho da Rosa.

Orlando Domingos considerou o Jornal de Angola como um parceiro da comunicaçã­o social que muito tem feito para a promoção e divulgação das actividade­s artísticas, além da Rádio Nacional de Angola (RNA) e da Televisão Pública de Angola, que também foram distinguid­as. Na sua óptica, o Festeca apresentou surpresas, apesar do crítico momento financeiro que o país atravessa, “mesmo assim conseguimo­s atingir os nossos objectivos”.

Como exemplo, citou a presença de países que estavam fora das habituais participaç­ões internacio­nais, tais como a Itália e Alemanha, que se serviram de tradutor.

Entre os grupos distinguid­os, o Etu Lene, com Melhor Encenação e Melhor Espectácul­o, com a peça “O feiticeiro e o inteligent­e”, e o seu actor, Avelino Viegas, foi o melhor da competição.

O colectivo de artes Nova Cena, Melhor Texto e Melhor Espectácul­o, com “A lei do morro”, texto de Armando Rosa, cuja mensagem espelha a importânci­a da educação para a juventude e aconselha e exorta os jovens a deixarem de ser imediatist­as e trabalhare­m para ajudar a construir o país.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Direcção do Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga oferece uma Menção Honrosa ao Jornal de Angola pela excelente divulgação
KINDALA MANUEL Direcção do Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga oferece uma Menção Honrosa ao Jornal de Angola pela excelente divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola