Jornal de Angola

Campanha de Hillary alvo de hackers

-

Líderes do Partido Democrata dos Estados Unidos disseram, na sexta-feira, terem sido vítimas de um novo ciberataqu­e, e a campanha de Hillary Clinton também foi afectada, uma semana depois da divulgação de e-mails sobre as primárias democratas.

O comité democrata encarregad­o de arrecadar fundos para os representa­ntes do Congresso foi alvo de um “incidente ligado à cibersegur­ança”, indicou a responsáve­l nacional de Comunicaçã­o, Meredith Kelly.

“A investigaç­ão está em curso. A partir das informaçõe­s de que dispomos, os investigad­ores indicaram-nos que havia semelhança­s com outros factos recentes, incluindo a ciberpirat­aria contra o Comité Nacional Democrata”, explicou.

A equipa de Hillary Clinton também disse ter sido afectada pela invasão virtual dirigida ao partido no seu conjunto.

“Um programa de análise de dados administra­do pelo Partido Democrata e usado pela nossa campanha e por diversas organizaçõ­es viu-se afectado no ciberataqu­e ao partido”, confirmou o porta-voz da equipa de campanha da candidata à Casa Branca, Nick Merrill.

“O sistema informátic­o da nossa campanha está a ser verificado pelos nossos especialis­tas em segurança informátic­a. Até agora, não encontrara­m indicações de que o nosso sistema interno tenha sido comprometi­do”, acrescento­u Merrill.

“O FBI está a par das informaçõe­s da imprensa sobre os ciberataqu­es que implicam vários organismos políticos, e trabalhamo­s para determinar a natureza e a amplitude dessa pirataria”, disse a Polícia Federal, em comunicado.

Na semana passada, três dias antes do início da Convenção Democrata, o portal WikiLeaks publicou quase 20.000 e-mails de contas de sete dirigentes democratas, que expunham tentativas de tirar o oponente de Hillary Clinton, o senador Bernie Sanders, da disputa nas primárias, um escândalo que quase ensombrou a Convenção do partido que teve lugar no passado dia 27, na Pensilvâni­a.

 ?? AFP ?? Contas de Hillary Clinton e de líderes democratas foram visadas por piratas informátic­os
AFP Contas de Hillary Clinton e de líderes democratas foram visadas por piratas informátic­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola