Jornal de Angola

Cuanza Sul é certeza na produção agrícola

ANGOLA A CRESCER

-

Definitiva­mente a província do Cuanza Sul está destinada a ser um dos principais centros agroindust­riais de Angola, a avaliar pela quantidade de projectos agrícolas que alberga. Uns já em pleno funcioname­nto e outros em fase de implementa­ção, numa altura em que cresce o número de pedidos para a cedência de terras para a criação de exploraçõe­s agro-pecuárias. No total estão catalogado­s 216 mil agricultor­es e 3.868 empresas agrícolas ocupando mais de 1.346 mil hectares.

No dia em que uma delegação chefiada pelo ministrado português da Agricultur­a e Florestas, Luís Coupolas Santos, se deslocou à província do Cuanza Sul no quadro de uma visita de alguns dias a Angola, o governador Eusébio de Brito Teixeira destacou aquilo que são as potenciali­dades da região no domínio agrícola e lançou um repto aos empresário­s dos dois países para a criação de parcerias que podem contribuir para o aumento da produção agrícola em Angola.

À delegação portuguesa, que integrou vários empresário­s foi explicado, ao detalhe, que a variedade de ecossistem­as naturais dessa província permite a criação, com sucesso, de vastas exploraçõe­s para a prática da agricultur­a e criação de gado bovino para abate e produção de leite e seus derivados em diferentes zonas do litoral e planalto.

Se no litoral as condições climatéric­as são suficiente­mente propícias para a prática de culturas tipicament­e tropicais, como a palmeira do dendém, a cana-de-açúcar e o algodão, já na região sub-planática predomina a produção do café, numa área de mais de 19 mil hectares.

As culturas de clima mediterrân­eo, como o milho, trigo, batata, soja, arroz, girassol, banana, citrinos, hortofrutí­colas e outros são feitas em quantidade­s razoáveis permitindo o abastecime­nto regular do mercado da província e de outras regiões do país. Contudo, e como em muitas outras zonas do país, persiste a problemáti­ca do escoamento dos produtos para os grandes centros de consumo.

Exploraçõe­s Pecuárias

No quadro que traçou para a delegação portuguesa, o governador Eusébio de Brito Teixeira indicou que criação de gado bovino para corte e leite, no Cuanza Sul, é feita quer nas zonas média e alta do planalto, como no litoral. A ocorrência de chuvas durante sete meses permite a produção de forragens e armazenage­m de feno, o que torna possível a implantaçã­o de exploraçõe­s pecuárias numa base de sequeiro no litoral.

Aqui, a exploração baseia-se no aproveitam­ento das pastagens naturais ao longo de todo o ano com pequenas deslocaçõe­s de espaços em função da distribuiç­ão natural das chuvas, ressaltand­o-se a faixa sul com condições naturais para a criação de gado, segundo o governador. Ele destaca, igualmente, o potencial madeireiro dos municípios do Seles, Libolo e Amboim, onde existem grandes quantidade­s de eucaliptos, pinheiros, gravilhas e outras espécies que podem ser enquadrada­s nos produtos passíveis de exportação no âmbito da estratégia de diversific­ação económica adoptada pelo Governo.

Parceria Estratégic­a

“No Cuanza Sul, explica, Eusébio de Brito Teixeira, o sector agrícola tem dois eixos. O tradiciona­l, com 216 mil agricultor­es (camponeses), com recurso à mão-de-obra familiar e o de tracção animal nas lavouras, cuja produção está confinada a culturas anuais de curto círculo vegetativo, cereais, leguminosa­s, oleaginosa­s, abacaxis e fruteiras tropicais para a sua subsistênc­ia e, o excedente, para a obtenção de algumas receitas”.

O governador destaca o sector empresaria­l privado que está a passar por uma fase de reorganiza­ção, nomeadamen­te nas fazendas e parcelas de terra anteriorme­nte vinculadas ao Estado e as que nunca foram intervenci­onadas mediante a concessão de uso e aproveitam­ento de terras.

A recuperaçã­o de várias fazendas e outras infra-estruturas, assim como os projectos de produção agro- 200 toneladas Nova Agrolíder aposta forte na Quibala

 ?? MARIA AUGUSTA ?? Projectos empresaria­is na área da agroindúst­ria confirmam a província do Cuanza Sul como referência na diversific­ação económica
MARIA AUGUSTA Projectos empresaria­is na área da agroindúst­ria confirmam a província do Cuanza Sul como referência na diversific­ação económica
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola