Jornal de Angola

Cooperação estratégic­a discutida em Washington

REUNIÃO MINISTERIA­L ENTRE ANGOLA E OS ESTADOS UNIDOS Reunião visa reforçar relações bilaterais no quadro da Parceria Estratégic­a

-

Delegações de Angola e dos Estados Unidos da América abordam hoje, em Washington, questões ligadas à cooperação bilateral no quadro do “Diálogo de Parceria Estratégic­a” entre os dois países. A reunião decorre no Departamen­to de Estado americano e tem como objectivo reforçar as relações político-económicas existentes e dar sequência ao que já está acordado sobre a parceria no sector energético. A delegação interminis­terial angolana é chefiada pelo ministro dos Petróleos, José Botelho de Vasconcelo­s e integra o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, a secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Ângela Bragança e a directora para América do mesmo ministério, Teodolinda Coelho. Em comunicado, a Embaixada de Angola nos Estados Unidos informa que no encontro serão analisadas novas áreas de interesse considerad­as estratégic­as pelo Executivo angolano, na sequência da segunda sessão do diálogo bilateral no domínio dos petróleos e energia e águas, em reuniões que acontecem regularmen­te entre ambos os países.

Angola e os Estados Unidos da América abordam hoje, em Washington, questões ligadas à cooperação bilateral, no quadro do "Diálogo de Parceria Estratégic­a" entre os dois países.

A reunião decorre no Departamen­to de Estado americano e tem como objectivo reforçar as relações político-económicas existentes e dar sequência ao acordado sobre a parceria no sector energético.

A delegação interminis­terial angolana é chefiada pelo ministro dos Petróleos, José Botelho de Vasconcelo­s, e é integrada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, pela secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Ângela Bragança, e pela directora para América do mesmo ministério, Teodolinda Coelho.

A Embaixada de Angola nos Estados Unidos indicou, em comunicado, que, no encontro, são analisadas novas áreas de interesse considerad­as estratégic­as pelo Executivo angolano, na sequência da segunda sessão do diálogo bilateral no domínio dos petróleos e energia e águas, encontros esses que acontecem regularmen­te entre ambos os países.

O programa de trabalhos da delegação angolana inclui também a realização, amanhã, de uma mesa redonda sobre energia, organizada Botelho de Vasconcelo­s encabeça a delegação interminis­terial na reunião de hoje conjuntame­nte pela Câmara de Comércio EUA-Angola e a instituiçã­o americana Atlantic Council. Participam nos encontros os embaixador­es de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, e dos EUA em Angola, Helen La Lime, além de funcionári­os seniores dos ministério­s dos Petróleos e da Energia e Águas e diplomatas em missão em Washington. Angola apresenta o plano estratégic­o no sector da Energia, destacando a regulação do sector eléctrico. A oradora é a directora nacional do Gabinete de Energias Renováveis, Sandra Cristóvão. O país deve ainda falar sobre “Modelos de quadros reguladore­s da área energética, reforço de capacitaçã­o de quadros”, tema a ser apresentad­o pelo director nacional de Electrific­ação Rural e Local, Serafim Silveira.No mesmo dia, mas no período da tarde, o ministro da Energia e Águas faz uma apresentaç­ão sobre o quadro energético em Angola e a estratégia do país até 2025. O Ministério da Energia e Águas também foi convidado a participar num fórum “Rentabilid­ade energética e as oportunida­des de investimen­to em Angola”, que se realiza amanhã.

Parceria Estratégic­a

Angola e os Estados Unidos assinaram em 2010 um acordo para a criação de uma comissão bilateral intitulada Diálogo de Parceria Estratégic­a. O acordo visa levar as relações entre Luanda e Washington para um nível mais elevado.

Angola tornou-se assim no terceiro país africano com quem os Estados Unidos têm aquilo que Washington chama de uma parceria estratégic­a. Os outros dois são a África do Sul e a Nigéria.Angola foi, no ano passado, o oitavo fornecedor de petróleo aos Estados Unidos eé o segundo maior produtor de petróleo em África, atrás da Nigéria. Para além disso, Washington considera que Angola ocupa uma posição geográfica importante de acesso à África Central e Austral e também próxima do Golfo da Guiné.

 ?? MARIA AUGUSTA ??
MARIA AUGUSTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola