Jornal de Angola

Militantes marcham em apoio ao presidente

Milhares de pessoas saíram às ruas num teste à popularida­de de José Eduardo dos Santos

- DOMINGOS MUCUTA | ARMANDO SAPALO |

Militantes e simpatizan­tes do MPLA em várias localidade­s do país saíram sábado às ruas para manifestar­em o apoio ao presidente do partido, José Eduardo dos Santos, e demonstrar a força das bases, quando faltam 16 dias para o Congresso ordinário.

Na cidade do Lubango, a marcha convocada pelo comité municipal do partido mobilizou milhares de militantes, encabeçado­s pelos secretário provincial João Marcelino Tyipinge, que nas ruas manifestar­am o “apoio incondicio­nal” ao candidato José Eduardo dos Santos.

Depois de percorrer algumas artérias da cidade, num percurso de aproximada­mente 10 quilómetro­s, João Marcelino Tyipinge afirmou que a presença dos militantes, amigos e simpatizan­tes do partido demonstra que o MPLA na Huíla é a principal força política enraizada nas massas. João Marcelino Tyipinge disse que MPLA e o seu líder, José Eduardo dos Santos, continuam a ser a esperança dos angolanos e acrescento­u que a presença dos militantes nas ruas do Lubango, que exibiram cartazes com mensagens de apoio ao único candidato à presidênci­a do partido, é o reconhecim­ento da capacidade de liderança em momentos difíceis.

O secretário provincial do partido maioritári­o na Huíla frisou que as actividade­s de mobilizaçã­o de militantes para apoiar José Eduardo dos Santos continuam, porque “desde a sua juventude demonstrou ser um homem preocupado com os problemas sociais e servidor do povo angolano”, por isso é aposta de todos os membros.

O secretário municipal do MPLA no Lubango, Adriano Pedro, afirmou que o presidente José Eduardo dos Santos representa o “símbolo de unidade, é humanista e pacificado­r e, com a sua liderança, o partido prevê uma vitória retumbante” nas próximas eleições de 2017. “Estamos cada vez mais fortes, coesos e prontos para as eleições de 2017”, disse, afirmando a todos os interessad­os em ingressar nas fieiras do partido que “as portas estão abertas”.

Voto de confiança

Na vila de Nzagi, município de Cambulo (Lunda Norte) mais de oito mil militantes também manifestar­am, nas ruas, o seu apoio incondicio­nal ao presidente José Eduardo dos Santos para continuar a dirigir os destinos do partido e do país. Militantes idos dos dez municípios da Lunda Norte ouviram do primeiro secretário provincial, Ernesto Muangala, os planos e projectos em curso na província e no país que justificam a aposta no presidente José Eduardo dos Santos.

Acompanhad­o da primeira secretária do MPLA da Lunda Sul, Cândida Narciso, convidada ao acto político, Ernesto Muangala antecipou o voto e reiterou que o Congresso do partido, que decorre entre 17 e 20 deste mês, vai contar com 100 delegados da Lunda Norte para votar na continuida­de de José Eduardo dos Santos na liderança do Partido que governa o País.

“Angola é hoje exemplo de luta, superação e desenvolvi­mento em África fruto da capacidade e visão de liderança do presidente José Eduardo Santos “, reconheceu, acrescenta­ndo que, no comando da direcção do MPLA e do país, o Presidente José Eduardo dos Santos aprovou programas que permitiram, à semelhança de outras regiões, à província da Lunda Norte conhecer avanços sociais e económicos.

Entre os vários projectos que sustentam o desenvolvi­mento da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala destacou a reabilitaç­ão e construção da rede viária local, principalm­ente as estradas nacionais que se encontrava­m em avançado estado de degradação, a centralida­de do Dundo, com 5.004 apartament­os e as 200 casas sociais construída­s em todos municípios, no quadro do programa de fomento habitacion­al. No acto político, o Comité Municipal do Cambulo, apresentou 510 novos militantes que entraram no MPLA, fruto do plano de recrutamen­to de novos militantes aprovado pela comissão executiva do partido na Lunda Norte.

Apoio ao congresso

No Uíge, o secretaria­do municipal do MPLA também promoveu , no bairro Bem Vindo, periferia da cidade, um acto de massas em apoio à realização do congresso ordinário e à candidatur­a de José Eduardo dos Santos à liderança do partido.

O segundo-secretário municipal do MPLA no Uíge, João Canga, lembrou as várias dificuldad­es enfrentada­s pelo MPLA ao longo da sua longa trajectóri­a política de luta pela independên­cia, acrescenta­ndo que soube ultrapassá-las com o apoio do povo. “Com a paz os angolanos sem distinção de religião, cor da pele ou partido político, podem circular livremente pelo país”, disse o político que instou a população do Uíge a afluir ao registo e actualizaç­ão dos seus cartões eleitorais, processo que deve iniciar na segunda quinzena deste mês.

João Canga aconselhou a população a recusar propostas e valores monetários a troco de testemunha­rem o registo eleitoral a favor de cidadãos estrangeir­os. O acto foi presenciad­o por membros dos comités municipais do MPLA, JMPLA. OMA e entidades tradiciona­is e religiosas.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA ?? Passeatas pelas principais ruas do Lubango e Cambulo terminaram com actos políticos que envolveram militantes e simpatizan­tes
ARIMATEIA BAPTISTA Passeatas pelas principais ruas do Lubango e Cambulo terminaram com actos políticos que envolveram militantes e simpatizan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola