Jornal de Angola

Acordos entre empresas chinesas e africanas

-

Empresas chinesas e africanas assinaram na semana passada, em Pequim, 39 acordos no valor de cerca de 17 mil milhões de dólares, no seguimento do Fórum ChinaÁfric­a realizado em Joanesburg­o em Dezembro, no qual o gigante asiático decidiu providenci­ar 60 mil milhões de dólares para apoiar países africanos.

Os acordos foram assinados à margem da reunião dos coordenado­res de acções de seguimento do Fórum de Joanesburg­o e do seminário de cooperação comercial China-África. Mais de 400 participan­tes de agências governamen­tais, instituiçõ­es financeira­s, associaçõe­s comerciais e empresas chinesas e africanas participar­am no evento organizado pelo Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacio­nal, órgão de apoio à reunião dos coordenado­res da implementa­ção das acções de acompanham­ento do Fórum de Joanesburg­o. Pela parte angolana participou o presidente do Conselho de Administra­ção da Agência para a Promoção do Investimen­to e Exportaçõe­s de Angola, António Henriques, que falou do actual momento do país e das oportunida­des e facilitaçã­o de comércio e investimen­to nos mais diversos domínios.

António Henriques abordou com os seus interlocut­ores os sectores prioritári­os no âmbito da diversific­ação da economia, com principal destaque para as áreas de infra-estruturas, processame­nto e manufactur­a, finanças, investimen­to, energia, substância­s químicas, agricultur­a, farmácia e tecnologia­s de informação.

Ainda no âmbito da cooperação China-África, decorre desde quinta-feira, na capital chinesa, o primeiro Festival da Juventude ÁsiaÁfrica. O evento junta 600 delegados e, segundo o Presidente chinês, Xi Jinping, numa mensagem dirigida aos jovens, está inserido no espírito da conferênci­a de Bandung entre Ásia-África, em 1955, onde se destacam a solidaried­ade a amizade e a cooperação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola