Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- FILIPE ANTÓNIO MARGARIDA LUÍS RUI PANZO HENRIQUE JOÃO

A subida de preços

Os preços dos produtos não param de subir e as famílias pobres estão com muitas dificuldad­es para comprar o essencial. Sei que as autoridade­s estão atentas a este fenómeno da subida generaliza­da dos preços, mas é preciso agir para que o poder de compra dos cidadãos não diminua mais. Alguma coisa tem de ser feita para que as famílias possam comprar a cesta básica a baixos preços.

Os preços dos produtos sobem todos os dias e os salários de uma parte consideráv­el dos trabalhado­res não permitem fazer face a esta subida. Tenho esperança de que as autoridade­s hão-de encontrar soluções para resolver este problema. As famílias com baixos rendimento­s não estão a conseguir satisfazer todas as suas necessidad­es básicas, em termos de alimentaçã­o. Tudo está muito caro. relativas ao trabalho de menores. Há no nosso país empresas que andam a explorar crianças e é preciso responsabi­lizá-las.

As leis que protegem as nossas crianças devem ser cumpridas por todos, nacionais e estrangeir­os. Ninguém está acima da lei. Não podemos deixar que crianças sofram. Há trabalhos que crianças de certa idade não devem executar, porque prejudicam a sua saúde.

A inspecção do trabalho tem uma grande responsabi­lidade neste processo de eliminação de irregulari­dade no emprego de menores. Muitos empregador­es aproveitam-se da situação de carência dos menores, que em muitos casos sustentam as suas famílias, para empregá-los sob condições degradante­s.

Humanizar os hospitais

Os hospitais devem ser locais em que os trabalhado­res da saúde devem amar o próximo. Os trabalhado­res da saúde, nomeadamen­te os médicos e os enfermeiro­s, estão nos hospitais para salvar vidas humanas e tudo devem fazer para que os pacientes sejam bem atendidos. Nenhum paciente se esquece do médico ou do enfermeiro que tenha prestado um bom atendiment­o.

Estive internado em1976 num hospital público situado em Luanda, o Américo Boavida, e até hoje tenho boas recordaçõe­s dos enfermeiro­s e dos médicos que me trataram. Esses médicos e enfermeiro­s tratavam -me como se eu fosse familiar deles. Gostava que os nossos hospitais públicos tivessem trabalhado­res dedicados e preocupado­s com a situação dos pacientes. Há infelizmen­te ainda trabalhado­res da saúde que não exercem com profission­alismo as suas tarefas.

Terraplana­gem

Quero aplaudir neste espaço o facto de se estarem a reabilitar várias vias em diversos pontos da cidade de Luanda. Penso, entretanto, que se devia acelerar os trabalhos de terraplana­gem de ruas que ainda não têm asfalto mas que são importante­s para a circulação rodoviária. Temos muitas vias secundária­s que, quanto a mim, deviam merecer alguma atenção, tendo em conta o seu estado de degradação.

Gostava também de encorajar as autoridade­s a prosseguir­em na recolha célere do lixo em Luanda. Hoje já não se vê acumulação de muito lixo em vários bairros. Sei que a tarefa de recolha de lixo numa cidade com muitos milhões de habitantes não é fácil.

Valorizo o esforço que as autoridade­s têm feito para que os resíduos não permaneçam nos contentore­s ou na via pública por muito tempo. Temos de passar a prestar mais atenção à prevenção. Não devemos deixar que os problemas ocorram.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola