Jornal de Angola

Estados Unidos rejeitam acusação

-

O Departamen­to (Ministério) de Defesa dos Estados Unidos rejeitou ontem as acusações do Governo turco de exercer um papel na fracassada intentona e considerou “absurdas” as insinuaçõe­s sobre o seu suposto apoio aos golpistas.

O comandante do Comando Central, encarregad­o das operações militares no Médio Oriente, general Joseph Votel, emitiu um comunicado onde garante que “qualquer informação sobre a sua suposta participaç­ão na tentativa de golpe de Estado na Turquia é completame­nte falsa e sem rigor”.

Em conferênci­a de imprensa, o porta-voz do Pentágono, sede do Departamen­to da Defesa, Peter Cook, reiterou que as insinuaçõe­s do papel das forças militares norte-americanas na tentativa de golpe de Estado são absurdas e não representa­m o sentimento de Washington, que considera o Governo do Presidente Recep Tayyip Erdogan um aliado essencial.

“Qualquer sugestão de que alguém dentro deste Departamen­to apoiou a tentativa de golpe de Estado de algum modo é absurda. Queremos manter a nossa cooperação de perto com a Turquia”, acrescento­u Peter Cook, que procurou esclarecer as declaraçõe­s de Joseph Votel no “Aspen Security Forum”.

Joseph Votel disse que, após a tentativa de golpe de Estado, estava “preocupado com o impacto nas relações militares com a Turquia” e referiu que os Estados Unidos têm relações com muitos líderes turcos, em particular com oficiais. O Pentágono esclareceu que deseja manter relações excelentes com Ancara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola