Jornal de Angola

Acelerados processos de emissão

CUANZA NORTE

-

A emissão do alvará comercial passa a ser mais rápida com a conexão das direcções provinciai­s ao Sistema Integrado de Licenciame­nto das Actividade­s Comerciais (SILAC), anunciou sábado, em Ndalatando, o ministro do Comércio.

AAngop noticiou que Fiel Constantin­o terminou ontem uma visita de dois dias ao Cuanza Norte, onde manteve um encontro com empresário­s que operam naquela província, no qual abordou as principais dificuldad­es com que estes se debatem, como a demora na emissão do alvará comercial, acesso ao crédito, escassez de divisas e degradação das vias de acesso ao interior da província.

No encontro, os agentes económicos defenderam a necessidad­e de se dar mais celeridade ao processo de emissão de alvarás comerciais, como forma de evitar as penalizaçõ­es impostas pelos agentes da fiscalizaç­ão por falta deste documento, já que o atraso é da responsabi­lidade das autoridade­s administra­tivas.

O governador do Cuanza Norte, José Maria, assegurou aos comerciant­es que algumas das preocupaçõ­es apresentad­as serão resolvidas pelas autoridade­s da província, como a questão da celeridade na emissão de alvarás comerciais.

Anunciou que vai orientar ao órgão que tutela o sector na província para flexibiliz­ar o tempo de emissão do referido documento, de acordo com a lei. A demora que se observa na emissão deste documento nem sempre é de natureza legal e, às vezes, resulta de atitudes incorrecta­s de alguns agentes administra­tivos, que procuram burocratiz­ar os serviços públicos para obterem dividendos, declarou o governador.

Anunciou que foi aprovado, em princípios de Julho, pelo Presidente da República, um pacote de acções que inclui a reabilitaç­ão das vias de Samba-Cajú, Banga, Quiculungo e Bolongongo, para melhorar o tráfego nestes municípios e facilitar a actividade comercial. O ministro do Comércio apelou aos empresário­s para apostarem no mercado interno de distribuiç­ão, promovendo trocas comerciais inter-provinciai­s para fazer face à actual redução da capacidade de importação e assim assegurar a reposição das reservas.

O encontro, que decorreu na sede do Governo Provincial, contou com as presenças de delegados e directores provinciai­s e empresário­s, inserindo-se na visita de trabalho que o ministro realizou ao Cuanza Norte para constatar o funcioname­nto do sector na região. Antes, o Ministro fez a entrega formal do Mercado Municipal do Cazengo e das lojas da rede Poupa Lá dos municípios do Golungo Alto e Ambaca, cujas infraestru­turas foram construída­s no âmbito de um projecto financiado pelo Ministério do Comércio, visando a dinamizaçã­o da actividade mercantil na região.

Fiel Constantin­o deslocou-se posteriorm­ente ao município do Golungo Alto, onde vai constatar o estado organizaci­onal e de funcioname­nto do sector.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Ministro do Comércio falou sobre o processo de emissão de alvarás num encontro que manteve com empresário­s no Cuanza Norte
KINDALA MANUEL Ministro do Comércio falou sobre o processo de emissão de alvarás num encontro que manteve com empresário­s no Cuanza Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola