Jornal de Angola

Mau estado da via impede escoamento de produtos agrícolas

- ADRIANO SAPALO | Malanje

O mau estado das vias de acesso à comuna do Lemba, no município de Kunda dia Base, a 209 quilómetro­s da cidade de Malanje, tem criado vários transtorno­s ao processo de escoamento dos produtos agrícolas ali cultivados, disse no sábado a soba da comuna.

A rainha Lucinda Kilebo referiu que a localidade produz batata-doce, mandioca, jinguba e milho mas o estado de degradação das vias impossibil­ita o escoamento para a comerciali­zação noutras partes da região.

A rainha Kilebo disse que o município necessita de pequenas moageiras para a produção da fuba de bombó, pois os produtos acabam por se estragar, por estarem muito tempo armazenado­s em péssimas condições. “Para comerciali­zar os nossos produtos temos de os transporta­r à cabeça até ao municípios­ede, porque as estradas estão degradadas e os carros não circulam”, disse Lucinda Kilebo.

A soba aconselhou o reforço das estratégia­s de diversific­ação da economia nacional, que passa pelo aumento da produção agrícola e pela disposição de serviços de água potável e de energia.

Ao manifestar­em a preocupaçã­o durante a visita de constataçã­o do governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, as autoridade­s tradiciona­is e a população local apontaram problemas ligados aos vários sectores, como o da Saúde, Educação, Energia e Água e Telecomuni­cações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola