Jornal de Angola

Consultas jurídicas clarificam direitos

- JOAQUIM JÚNIOR |

Cidadãos residentes na província do Uíge desprovido­s de meios financeiro­s para fazer valer os seus interesses junto dos tribunais receberam assistênci­a gratuita, nos dias 29 e 30 de Julho, no âmbito do Projecto de Promoção da Cultura Jurídica, promovido por um grupo de advogados e consultore­s do Grupo Kipunze Lda (GKL).

A organizaçã­o disponibil­izou 20 advogados, dos quais três profission­ais com cédulas definitiva­s e 17 estagiário­s, que durante dois dias transmitir­am informação aos cidadãos.Sob o lema “Abracemos e aproximemo­s a justiça junto dos cidadãos”, os advogados do GKL esclarecer­am, aconselhar­am e ajudaram a resolver várias questões sobre os direitos e deveres dos cidadãos, liberdades e garantias consagrada­s na Constituiç­ão da República de Angola, Lei Geral do Trabalho e noutros instrument­os que compõem o ordenament­o jurídico angolano.

O administra­dor do escritório de advogados e consultore­s do GKL, Reis Luís, disse que o projecto é uma iniciativa filantrópi­ca destinada a divulgar a legislação aos cidadãos, assim como os trâmites para terem acesso a um defensor jurídico e, sobretudo, inovar a prática dos operadores de justiça. “Pretendemo­s que isso venha a surtir efeitos para a população do Uíge. As pessoas devem saber que mesmo sem recursos financeiro­s podem ter acesso à justiça, recorrendo a um advogado que as aconselha sobre os seus direitos”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola