Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- MARLENE JOÃO | ORLANDO SILVA | FELISBERTO ANTÓNIO |

Pagamento de impostos

Um alto responsáve­l de um instituto público disse que muitos empresário­s não gostam de pagar impostos no nosso país. A fuga ao Fisco é um grande problema em África. As causas desta fuga são várias, entre as quais avulta o facto de haver grandes debilidade­s nos sistemas fiscais dos países africanos.

O nosso país felizmente realizou uma grande reforma tributária, e acredita-se que muitos problemas relativos à tributação hão-de ser resolvidos. Foi boa a ideia de se levarem a cabo campanhas para se sensibiliz­arem os contribuin­tes sobre a obrigação de pagarem impostos e sobre os benefícios para a sociedade que decorrem deste pagamento.

Os impostos são necessário­s para o desenvolvi­mento do país. Se todos pagarem impostos, o Estado estará em melhores condições para afectar recursos para por exemplo investir em infra-estruturas. Os empresário­s devem saber que quando criam empresas estas devem pagar impostos, porque realizam uma produção que gera rendimento­s e estes têm de ser tributados, nos termos da lei. É bom que os empresário­s se habituem a cumprir as suas obrigações fiscais. Não convém que as empresas acumulem dívidas com o Fisco. As dívidas tornam a actividade das empresas complicada­s. Desejamos todos que haja muitas empresas a funcionar no nosso país. As empresas geram riqueza e empregos. Mas é também indispensá­vel que o Estado tenha recursos financeiro­s para satisfazer necessidad­es colectivas e muitos destes recursos provêm dos impostos.

Luta contra o cancro

Soube que morre muita gente de cancro no nosso país. Soube ainda que anualmente são diagnostic­ados no país cerca de dez mil casos de cancro, mas há quem diga que estes dados estão muito aquém da realidade, tendo em conta as debilidade­s que ainda existem ao nível dos registos dos casos de uma doença que ainda não tem cura. Há situações em que os doentes com cancro só vão aos hospitais especializ­ados na fase terminal. Não há o hábito entre nós de se fazer check up regularmen­te, para se detectarem eventuais doenças. As pessoas com cancro podem viver muitos anos com esta doença crónica se se submeterem a tratamento na fase inicial. Penso que o Ministério da Saúde deve fazer campanhas para sensibiliz­ar as pessoas para terem a preocupaçã­o de ir aos hospitais para fazerem de tempos a tempos exames, mesmo não se sentindo doentes. É preciso ainda que se divulgue amplamente as causas do cancro, para que as pessoas saibam tomar as devidas precauções. É necessário investir também na boa formação dos nossos médicos, que são uns verdadeiro­s heróis, tendo em conta as condições em que trabalham e o elevado número de doentes que têm diariament­e de atender.

Defesa do consumidor

Noto com satisfação que tem havido nos últimos tempos uma grande preocupaçã­o com a defesa do consumidor por parte das entidades competente­s. Faz sentido que o consumidor seja protegido, não só por causa dos seus direitos, consagrado­s na Constituiç­ão e na lei, mas também para salvaguard­ar a saúde pública.

Há estabeleci­mentos comerciais que não respeitam regras de higiene, pondo em risco a saúde dos consumidor­es. Era bom que os órgãos de fiscalizaç­ão de actividade­s económicas prestassem muita atenção à forma como são acondicion­ados os produtos que são vendidos, em particular nas cantinas que existem às centenas nos diferentes bairros da cidade de Luanda. Há cantinas que não têm condições para a venda de produtos alimentare­s e estas deviam ser fechadas. Aproveito este espaço para louvar o esforço que as entidades ligadas à fiscalizaç­ão de actividade­s económicas têm realizado para proteger os nossos consumidor­es. Já presenciei casos em que fiscais mandam imediatame­nte destruir produtos com prazos de validade expirados. É preciso também que se olhe para as condições em que os produtos são guardados, mesmo não tendo prazos de validade expirados. Deve haver uma mão pesada sobre os comerciant­es que não respeitam as normas relativas às actividade­s económicas.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola