Jornal de Angola

Programas institucio­nais em bom ritmo

- VICTOR PEDRO |

Os programas de desenvolvi­mento do sector das pescas previstos para o biénio 2016/2017 decorrem a bom ritmo e demonstram resultados satisfatór­ios, apesar da crise financeira que abala de forma negativa o desenvolvi­mento sócio-económico do país, afirmou na terça-feira, no Sumbe, a directora do Gabinete de Estudo do Plano e Estatístic­a (GEPE) do Ministério das Pescas.

Isabel Cristóvão iniciou na terça-feira uma visita de dois dias ao Cuanza Sul, numa deslocação destinada a dar apoio institucio­nal às empresas para que os projectos em curso sejam implementa­dos sem sobressalt­os e dêem resultados desejados no domínio do combate à fome e pobreza, diversific­ação da economia, aumento da produção e das exportaçõe­s.

A directora do GEPE afirmou estar impression­ada com a evolução de projectos como as salineiras do Quicombo e de aquacultur­a no Bezengulo e Terra do Futuro. Isabel Cristóvão manteve ontem um encontro com empresário­s ligados ao sector e visitou empresas pesqueiras, como a Peskwanza, Sogerem, Tereza e Viegas, Cassongue, Navalheira e as três salineiras existentes no município do Amboim.

Os industriai­s da pesca do Cuanza Sul têm projectos viáveis de investimen­to, mas devem ser mais persistent­es e ousados, disse a directora ao falar sobre a avaliação inicial do sector, admitindo dificuldad­es como a falta de incentivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola