Jornal de Angola

Polimento de rochas no Namibe

-

Duas fábricas de polimento de mármore e granito começam a funcionar em Dezembro, no Namibe, como resultado de investimen­tos de grupos empresaria­is de capital angolano, disse à Angop o director da Indústria e Geologia e Minas daquela província.

Armando Valente disse que as fábricas começaram a ser construída­s em 2014 pelos grupos empresaria­is Silva e Silva, na localidade do Giraul de Baixo, e Avozinha Trading, no quilómetro 9 da via LubangoNam­ibe. O responsáve­l considerou que, no actual contexto económico e social, o sector da Geologia e Minas afigura-se importante para gerar empregos, contribuir para a melhoria do bem-estar da população e elevar a arrecadaçã­o de receitas para o Estado.

Em Junho, o ministro da Geologia e Minas anunciou a obrigatori­edade da utilização de rochas ornamentai­s extraídas e transforma­das em Angola em todas as obras públicas, o que dá perspectiv­as de uma elevação da viabilidad­e dessa indústria.

Francisco Queiroz disse no final de uma reunião da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros, na qual foi apreciada uma proposta de Decreto Presidenci­al para a protecção da produção nacional de materiais de construção de origem mineral, que “Angola produz rochas ornamentai­s de qualidade, tais como o granito negro e mármores”, pelo que “sempre que houver dinheiro do Estado numa qualquer obra, terão as rochas de ser nacionais”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola