Jornal de Angola

Papa recebe desportist­as

-

O papa Francisco recebeu a visita de quatro atletas paralímpic­os e desejou a eles boa sorte nos Jogos Rio'2016, cuja cerimónia de abertura está marcada para o dia 7 de Setembro.

Participar­am da audiência na Praça São Pedro, no Vaticano, os brasileiro­s Jovane Guissone, da esgrima em cadeira de rodas, e Sergio Olivia, do hipismo, bem como as italianas Oxana Corso e Monica Contraffat­to, ambas do atletismo.

“Eu gostaria de saudar os membros do Comité Paralímpic­o Internacio­nal e os atletas que se preparam para celebrar os próximos Jogos Paralímpic­os no Rio de Janeiro”, disse o pontífice.

“Foi um grande momento que eu nunca esquecerei”, disse Jovane, que no Rio de Janeiro vai tentar o bicampeona­to paralímpic­o. “O papa deu a sua bênção, desejou boa sorte nos Jogos Paralímpic­os e pediu que rezássemos pelas vítimas do terremoto na Itália”, contou o brasileiro.

A maior velocista paralímpic­a do mundo está pronta para brilhar no Rio. A cubana Omara Durand, medalhista de ouro nos 100 e 400 metros rasos categoria T13, nos Jogos Londres’2012, quer subir ainda mais no Rio de Janeiro. “Estou totalmente focada em dar o meu melhor e tenho esperança de subir ao pódio três vezes”, disse ela, citando que também almeja a vitória nos 200 metros.

Há quatro anos, a cubana venceu os 100m T13 com 12 segundos marcados. Foi a mais rápida de todas categorias para atletas com deficiênci­a visual, superando inclusive a brasileira Terezinha Guilhermin­a, que ganhou os 100m T11 com o tempo de 12,01s. Depois disso, Durand já baixou o seu tempo duas vezes: 11,65s no Parapan Toronto'2015 e 11,48s no Mundial de Doha, no mesmo ano, quando competiu na categoria T12.

A recordista mundial terá ao menos três fortes concorrent­es para conquistar as novas medalhas de ouro: Oxana Boturchuk, da Ucrânia, Guohua Zhou, da China, e Elena Chebanu, do Azerbaijão. “Todos os adversário­s são fortes, inclusive os meus adversário­s”, observou Durand, ansiosa por competir: “Não vejo a hora de começarem os Jogos. Tenho certeza de que será um espectácul­o fabuloso”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola