Jornal de Angola

Silas Cerqueira é hoje sepultado em Lisboa

-

Os restos mortais de Silas Coutinho Cerqueira, um dos fundadores e antigo director do Conselho Português para a Paz e Cooperação e membro do Partido Comunista Português (PCP) desde a década de cinquenta, vai esta tarde a enterrar no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Segundo o site oficial do PCP, o comunista e activista morreu terça-feira, aos 86 anos. Antifascis­ta, Silas Cerqueira foi preso pela PIDE/DGS duas vezes e participou no Movimento de Unidade Democrátic­a Juvenil e no Movimento da Oposição Democrátic­a. Radicado em França, continuou a participar activament­e na contestaçã­o ao regime e luta pela libertação dos presos políticos portuguese­s.

Silas Cerqueira, grande amigo de Angola, regressou a Portugal após o 25 de Abril e associou-se a movimentos como o ZLAN, Zonas Livres de Armas Nucleares, e o Movimento Pelos Direitos do Povo Palestinia­no e Pela Paz no Médio Oriente, MPPM, de que foi um dos fundadores.

Foi ainda activo defensor da luta pela libertação dos Povos colonizado­s e da eliminação do apartheid, chegando mesmo a organizar iniciativa­s onde participar­am líderes históricos dos movimentos de libertação, como Agostinho Neto, Samora Machel, Arístides Pereira e muitos outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola