Jornal de Angola

Milhares de turistas no Lubango entre Janeiro e Agosto deste ano

ENTRE JANEIRO E AGOSTO

-

Cerca de 120 mil turistas viajaram para a Huíla entre Janeiro e Agosto, a uma média de 15 mil por mês, tendo o Lubango como principal destino, noticiou na terça-feira a Angop, com base em dados fornecidos pelo director do Departamen­to de Hotelaria e Turismo daquela província.

João Silvestre Figueiredo afirmou que o maior número de turistas eram angolanos em viagens de negócios e visitas familiares e que os dados foram obtidos a partir de relatórios das unidades hoteleiras que mensalment­e prestam contas ao Departamen­to.

A rede hoteleira da Huíla tem 964 unidades, entre as quais se contam dez hotéis, 16 pensões, 14 aldeamento­s turísticos, 83 hospedaria­s, 20 centros turísticos, 113 restaurant­es e 704 similares.

Num seminário sobre Gestão Sustentáve­l do Turismo realizado na terça-feira, no Lubango, o vicegovern­ador para o Sector Económico, Sérgio da Cunha Velho, pediu acções que permitam ao turista obter vistos de entrada de forma facilitada no Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

Sérgio da Cunha Velho frisou que a Huíla já oferece serviços hoteleiros, restauraçã­o e transporte­s de qualidade a preços acessíveis, mas necessita de um incremento do número de turistas nacionais e estrangeir­os para maximizar o potencial de riqueza que o sector pode gerar.

O vice-governador aludiu também à gestão sustentáve­l das áreas rurais e dos recursos naturais, como uma nova oferta de produtos turísticos com potencial de cresciment­o na Huíla.

“O país está num período crucial de estruturaç­ão da sua economia, visando assegurar a sustentabi­lidade e dar robustez ao sector produtivo, sem perder de vista aspectos de agregação de valores em sectores complement­ares da dinâmica social, na busca pela diversific­ação da economia”, realçou.

Sérgio da Cunha Velho salientou que, neste contexto, o sector tem importânci­a acrescida, pois permite assegurar a entrada de divisas para o país, através da atracção de turistas estrangeir­os. As autoridade­s da Huíla pretendem fazer do turismo um dos grandes geradores de receitas e investimen­tos directos e indirectos.

As orientaçõe­s estratégic­as direcciona­das para o sector do turismo permitirão promover um estímulo económico e social, formação de recursos humanos, melhoria das infra-estruturas urbanas e dos acessos, o que levará ao incremento do emprego e da qualidade de vida das populações .

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA| LUBANGO ?? Oferta de produtos turísticos nas áreas rurais passa por boas vias de circulação e por serviços hoteleiros de qualidade e mais acessíveis
ARIMATEIA BAPTISTA| LUBANGO Oferta de produtos turísticos nas áreas rurais passa por boas vias de circulação e por serviços hoteleiros de qualidade e mais acessíveis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola