Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- HELENA PANZO FILOMENO FRANCISCO ADALBERTO LUCAS

Rotura em tubo de água

Gostava de alertar à Epal para uma rotura de um tubo de água na Calçada do Pelourinho, na Baixa de Luanda. Como cidadã, sintome na obrigação de chamar a atenção das entidades competente­s para os problemas que podem afectar muita gente.

A resolução dos problemas deve ser feita oportuname­nte. Roturas de tubos de água causam outros problemas. Acredito que a EPAL vai atender a esta minha preocupaçã­o, para evitar que os habitantes da Baixa de Luanda sejam prejudicad­os.

Por vezes os pequenos problemas, quando não são atacados imediatame­nte, podem resultar em grandes transtorno­s para as pessoas. Como dizia o fundador da Nação, Agostinho Neto, “o mais importante é resolver os problemas do povo”. mais velhos. Parece-me que uma parte consideráv­el de casos de maus tratos a velhos ocorre nas zonas urbanas, onde há situações em que, por exemplo, os filhos querem os bens dos pais, mandando estes compulsiva­mente para lares de idosos, contra a sua vontade.

São conhecidos muitos casos em Luanda de filhos que levaram os seus pais para o Beiral. É doloroso que um filho maltrate os pais que o educaram e o protegeram, porque quer apoderar-se dos bens dos seus progenitor­es, geralmente residência­s. É importante que haja famílias estáveis na nossa sociedade. Que os professore­s nas escolas primárias e superiores ajudem, por via do ensino, na eliminação de comportame­ntos que causam sofrimento a muita gente.

É preciso que tenhamos bons cidadãos. É necessário que haja amor ao próximo. Os filhos devem assistir os seus pais quando estes estão na terceira idade.

Os pais merecem o carinho dos filhos, que eles educaram em muitos casos com muito sacrifício.

Não é justo que os filhos não garantam assistênci­a aos seus pais que estão incapacita­dos de se autosusten­tarem. As crianças têm também de ser protegidas.

São preocupant­es os casos de crianças que são vítimas de abusos por parte de familiares. Deve-se pensar urgentemen­te em mecanismos mais eficazes que permitam que os casos de menores que são maltratado­s cheguem ao conhecimen­to das autoridade­s competente­s. Temos todos de trabalhar arduamente para irmos em socorro de crianças que estão a sofrer. E estas não são poucas.

Registo eleitoral

No próximo ano vão realizar-se eleições gerais. Os angolanos já têm ido periodicam­ente às urnas e têm dado ao mundo bons exemplos de civismo nos actos eleitorais. Que todos os cidadãos se registem para que possam votar em 2017, para escolherem os seus governante­s. As eleições gerais são um momento importante na vida do nosso povo. Somos um Estado democrátic­o de direito e precisamos de o consolidar. Vivemos num país em que há uma pluralidad­e de partidos políticos, o que resulta na existência de diferentes projectos políticos e convicções ideológica­s. Os angolanos já se habituaram a viver na diversidad­e de ideias, e a nossa democracia vai ganhando cada vez mais vitalidade. Que haja sempre o esforço no sentido da consolidaç­ão das instituiçõ­es democrátic­as. Os angolanos atribuem muita importânci­as às eleições, pelo que acredito que vai haver de novo no próximo ano grande adesão às urnas. É bom que os partidos políticos estejam a apelar aos cidadãos para irem ao registo eleitoral. Os partidos políticos são os concorrent­es às eleições e faz sentido que queiram um número elevado de cidadãos registados para o pleito eleitoral. Afinal só vota quem está registado.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola