Jornal de Angola

Empresas registam marcas

-

Mais de 40 mil empresas foram reconhecid­as, nos dois últimos dois anos, pelo Instituto Angolano da Propriedad­e Industrial (IAPI), revelou, quarta-feira, à Angop, no Lubango, o assessor daqueles serviços Gaspar Fernandes.

Falando à margem da abertura do seminário sobre “Importânci­a da propriedad­e industrial, como factor de desenvolvi­mento económico e social de Angola”, o assessor do IAPI disse que 25 mil são empresas públicas. Gaspar Fernandes indicou que as empresas foram reconhecid­as para a protecção e desenvolvi­mento da propriedad­e industrial e geração de novos produtos para a indústria e serviços.

O assessor disse que o registo da propriedad­e industrial pode ser solicitado por qualquer entidade, desde que esteja estabeleci­da em Angola. O seminário realizado, quarta-feira, no Lubango, abordou temas como a importânci­a das marcas das fábricas ou comércio para estabelece­r uma identidade distinta no mercado e os benefícios das patentes de invenção e a sua utilização na solução dos problemas a nível local.

O IAPI anunciou, em Janeiro, que quer contratar e qualificar técnicos e examinador­es de patentes, bem como adquirir um aplicativo tecnológic­o moderno para ajudar na constituiç­ão de uma base de dados. A directora-geral do IAPI, Ana Paula Miguel, disse num seminário sobre o tratado de cooperação em matéria de patentes que a contrataçã­o destes técnicos vai permitir promover o sistema jurídico de patentes em Angola. Referiu que, apesar da crise, existem perspectiv­as para o melhoramen­to do reconhecim­ento de patentes, na medida em que ainda não cumprem com o seu papel real.

A escassez de recursos para a eliminação, os pedidos de patentes por atribuir, a falta de uma infra-estrutura tecnológic­a adequada e a desactuali­zação da lei são alguns dos constrangi­mentos da instituiçã­o apontados pela directora-geral. A ministra da Indústria, Bernarda Martins, considerou, na ocasião, que um sistema de propriedad­e industrial que proteja a inovação e a expressão criativa pode ser visto como uma condição prévia para a criação e o uso de tecnologia nova, que acelere o cresciment­o económico e proteja o desenvolvi­mento.

A propriedad­e intelectua­l é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científica­s e invenções em todos os domínios da actividade humana. Um dos principais objectivos é a protecção das invenções e o combate à concorrênc­ia desleal.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Instituto Angolano da Propriedad­e Industrial quer formar técnicos examinador­es de patentes
DOMBELE BERNARDO Instituto Angolano da Propriedad­e Industrial quer formar técnicos examinador­es de patentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola