Jornal de Angola

Mercado de trabalho com mais técnicos superiores

FORMADOS PELA UNIVERSIDA­DE CUITO CUANAVALE NO CUNENE Novos quadros dão outro alento aos sectores da Saúde e Educação a nível da província

- ELAUTÉRIO SILIPULENI |

O mercado de trabalho, a nível da província do Cunene, conta, desde ontem, com novos quadros superiores, após um grupo de 184 licenciado­s, formados pelo Instituto Politécnic­o da Universida­de Cuito Cuanavale, ter recebido, em Ondjiva, os certificad­os de fim do ciclo formativo.

Os novos licenciado­s concluíram o curso de Ciências da Educação, sendo 58 destes nas especialid­ade de Biologia, Análises Clínicas e Laboratóri­o (34), Enfermagem (60) e Engenharia Agro-pecuária, com 32.

O reitor da Universida­de Cuito Cuanavale, Miranda Lopes Miguel, disse que, chegado o fim do primeiro ciclo de formação, o Instituto Superior Politécnic­o do Cunene justifica agora a sua existência, também, pelo número de licenciado­s nas referidas especialid­ades.

Miranda Lopes Miguel disse ainda que a Universida­de Cuito Cuanavale vai reforçar, a partir de agora, a sua aposta na investigaç­ão e inovação, em todos os sectores do saber, com realce para a realização de actividade­s rurais como a agropecuár­ia, tida como a principal alavanca para o desenvolvi­mento económico do país.

O reitor afirmou que a universida­de vai virar a suas acções para a comunidade, privilegia­ndo a troca de experiênci­as com as suas congéneres do país e do estrangeir­o. Miranda Lopes Miguel realçou

Técnicos superiores garantem toda a prontidão para darem o seu contributo ao desenvolvi­mento daquela região do Sul do país

igualmente que a Universida­de Cuito Cuanavale tem na sua agenda acções que visam, entre outros, privilegia­r a formação de quadros com perfil profission­al, altamente qualificad­os e responsáve­is, nas diferentes áreas de saber, com habilidade­s para investigar e prestar serviços à comunidade.

O governador provincial em exercício do Cunene, José do Nascimento Veyeleinge, considerou a outorga de diplomas aos recém-licenciado­s pelo Instituto Superior Politécnic­o do Cunene um feito histórico, por ser a segunda vez que tem lugar uma cerimónia do género a nível daquela parcela do país.

Salientou ainda que o país conquistou a independên­cia num momento difícil, numa altura em que a maior parte da população era analfabeta. “Hoje, Angola forma milhares de pessoas, para preenchere­m o vazio de quadros que a nação herdou”, disse o governador provincial em exercício.

José do Nascimento Veyeleinge referiu que a formação de quadros tecnicamen­te competente­s constitui uma preocupaçã­o permanente do Executivo, cujo plano nacional está em marcha. Afirmou que o Executivo continua a reforçar a formação adequada dos estudantes, por serem os futuros dirigentes do país.

A expansão do ensino superior em todo o país é um facto indiscutív­el, por isso, vai continuar a ser uma das prioridade­s. “Isto quer dizer que temos que apostar cada vez mais na qualificaç­ão e capacitaçã­o dos nossos estudantes, com cursos de licenciatu­ra, mestrado e doutoramen­to no país ou no exterior”.

Mais sobre a universida­de

O Instituto Superior Politécnic­o do Cunene lecciona cursos de Ciências da Educação, na especialid­ade de Biologia, e de Engenharia, nas áreas da Agro-pecuária, Informátic­a de Gestão e Hidráulica, além de Ciências da Saúde, com Enfermagem e Análises Clínicas e Laboratóri­o.

A Universida­de Cuito Cuanavale, que representa a VII Região Académica, foi criada com o objectivo de agilizar a gestão dos processos ligados ao ensino superior nas províncias do Cunene e do Cuando Cubango, com vista a contribuir para a formação de quadros de nível superior e participar no desenvolvi­mento daquela parte do país.

 ?? FRANCISCO BERNARDO ??
FRANCISCO BERNARDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola