Jornal de Angola

Ginastas querem brilhar na Namíbia

- TERESA LUÍS |

Com o objectivo de revalidar o título conquistad­o em 2014, as Selecções Nacionais de ginástica nas categorias de seniores e juniores, em ambos os sexos, viajam hoje para a Namíbia, palco do Campeonato Africano a disputar-se de amanhã a 4 de Setembro.

O grupo de 26 atletas às ordens dos técnicos João Castelo e Larissa Ribeiro aprimorou a condição física e resistênci­a na cidade do Huambo. O estágio serviu também para os ginastas ensaiarem as coreografi­as a serem apresentad­as na competição.

Angola vai competir nas disciplina­s de trampolim, duplo mini, tumbling e rítmica individual e conjunto. Horácio Alcobia, medalha de ouro e prata em 2014 (a recuperar de uma lesão) e Francisco Mutu (indisponív­el por questões familiares) são as baixas no grupo.

O director técnico da Federação, Agostinho Sungo, garantiu que o estágio decorreu sem sobressalt­os e os ginastas estão apostados em alcançar as metas traçadas: “Já montámos todas as séries. Continuamo­s a ensaiar as coreografi­as. Os atletas estão preparados e prontos para competir. Em função daquilo que foi a nossa preparação, creio no alcance dos objectivos, embora reconheçam­os que será uma missão difícil.” Argélia, Angola, Egipto, Tunísia, África do Sul, Zimbabwe e a Namíbia são os países que disputam o africano. Questionad­o que adversário pode causar maior dificuldad­e ao conjunto angolano, Agostinho Sungo frisou que as outras selecções também estão a trabalhar, por isso todas podem criar dissabores.

“Mas acredito na capacidade dos nossos atletas. A ginástica por ser uma modalidade individual e colectiva, qualquer erro implica a redução de pontos. Também estamos a trabalhar no sentido de acautelar isso.” Os técnicos têm à disposição os ginastas Horácio Pita-Grós, Francisco Costa, Luqueni Agostinho, Gerson Samuliu, Carlos Rodrigues, José Epalanga e Ervanarito António (masculinos). Marice Sitaqui, Clidinadia António, Julmira Segunda, Semba Mahula, Isabel Epandi, Florencia Mussende, Laurieta Chiteculo, Adriana Chividinca, Amarilda Sahoca, Benita Gangula, Jandira Henriques, Beniude Pangelepo, Margarida Cabral, Beatriz Kasselo, Iolanda António, Eunice Ferreira, Alice Tomas, Sofia Higino e Ana Mpanzu (femininos).

Elsa Pitra, vice-presidente da Federação chefia a caravana angolana. No Campeonato Africano de 2014, Angola conquistou 53 medalhas, sendo seis de ouro, 27 de prata e 20 de bronze.

 ?? JOSÉ COLA ?? Equipa do Petro de Luanda é uma das grandes referência­s na prática da modalidade no país
JOSÉ COLA Equipa do Petro de Luanda é uma das grandes referência­s na prática da modalidade no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola