Jornal de Angola

Trio de candidatos faz contas do título

1º de Agosto tem vantagem sobre o Recreativo do Libolo e Petro de Luanda

- ANTÓNIO DE BRITO |

A oito jornadas do fim do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, o interesse dos adeptos é por estarem três formações apostadas na conquista do título, designadam­ente 1º de Agosto, Recreativo do Libolo e Petro de Luanda.

Na liderança da prova com 47 pontos, o 1º de Agosto tem três de vantagem em relação ao segundo, Recreativo do Libolo, e cinco do terceiro, Petro de Luanda. Todas as equipas podem perfeitame­nte conquistar o cobiçado troféu da prova, porque a diferença pontual é mínima, por isso as próximas jornadas são decisivas.

Na temporada passada, à saída da 22ª jornada o Recreativo do Libolo liderava a competição com 49 pontos, o 1º de Agosto ocupava a terceira posição com 40 e o Petro de Luanda era sétimo, com 30.

À entrada da 23ª jornada, os libolenses registavam apenas uma derrota, mais uma em relação a presente época. Os rubros e negros tinham quatro derrotas, contra as actuais três, ao passo que os tricolores oito, menos quatro este ano.

Das oito jornadas que faltam para a conclusão do campeonato, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo têm três jogos na condição de visitados e cinco como visitantes. No Estádio Nacional 11 de Novembro, a formação militar enfrenta o Sagrada Esperança, na próxima jornada, mede forças com o Kabuscorp do Palanca (27ª jornada) e ASA (29ª ronda).

Nas últimas três saídas, o 1º de Agosto defronta o Porcelana FC, no Estádio dos Dinizes (24ª jornada), Desportivo da Huíla, no Estádio do Ferrovia (25 ª jornada) e 1º de Maio de Benguela, na ronda 26.

Em Luanda, o 1º de Agosto visita o Interclube (28ª jornada) e despedese da competição no clássico dos clássicos frente ao Petro de Luanda, na condição de visitante, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Nos três jogos seguidos em casa, o Recreativo do Libolo joga diante da Académica do Lobito ( 24ª jornada), Recreativo da Caála (26ª) e Porcelana FC (29ª), sendo que nas cinco deslocaçõe­s defronta 4 de Abril (23ª jornada), Progresso da Lunda Sul (25ª), Progresso Sambizanga (27ª), Sagrada Esperança (28ª) e Desportivo da Huíla (30ª).

O Petro de Luanda tem cinco jogos em casa e três fora. Os petrolífer­os recebem o Desportivo da Huíla (23ª jornada), Kabuscorp do Palanca (25ª), ASA (27ª), Progresso Sambizanga (28ª) e 1º de Agosto (30ª). Como visitantes, os tricolores defrontam o 1º de Maio de Benguela (ronda 24), Interclube (26) e Benfica de Luanda (29). Comparativ­amente aos detentores do título, os vice-campeões têm jogos teoricamen­te mais difíceis. O 1º de Agosto pode chegar aos 71 pontos, Recreativo do Libolo (68) e Petro de Luanda (66). Além da disputa do título, a luta pela manutenção torna a prova ainda mais competitiv­a.

Do oitavo ao 16º lugar, nove equipas disputam a permanênci­a. Estão na corrida Progresso Sambizanga, Recreativo da Caála, Sagrada Esperança, ASA, Desportivo da Huíla, 1º de Maio de Benguela, 4 de Abril, Académica do Lobito e Porcelana do Cuanza Norte.

 ?? SANTOS PEDRO ?? Campeões nacionais deixaram de contar com os préstimos do avançado Fredy na segunda volta da maior prova do futebol angolano
SANTOS PEDRO Campeões nacionais deixaram de contar com os préstimos do avançado Fredy na segunda volta da maior prova do futebol angolano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola