Jornal de Angola

Políticos exaltam qualidades do Chefe de Estado

Bureau Político do MPLA felicita o Presidente e o encoraja na diversific­ação da economia

- JOÃO PEDRO e CÉSAR ESTEVES |

O Bureau Político do Comité Central do MPLA felicitou ontem o Presidente José Eduardo dos Santos pelo seu 74.º aniversári­o natalício, que se assinala hoje.

Eis o teor, na íntegra, da mensagem de felicitaçõ­es do BP do Comité Central do MPLA:

“Pelo 74.º aniversári­o natalício do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, o Bureau Político do Comité Central endereça, em nome dos militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA, as suas mais vivas e calorosas felicitaçõ­es, exaltando as suas qualidades de patriota consequent­e, cujo discernime­nto e ponderação garantem que Angola consiga superar as adversidad­es que se lhe colocam pelo caminho.

Humildade, sagacidade, coragem e entrega invulgar são qualidades que o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, o Arquitecto da Paz e do desenvolvi­mento do país, tem demonstrad­o ao longo da sua vida militante, caracterís­ticas que o tornam num excepciona­l estadista do seu tempo.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA exalta a forma brilhante como o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos leva a cabo a complexa missão de garante do funcioname­nto das instituiçõ­es do Partido e do Estado democrátic­o de direito, premissa fundamenta­l para o progresso de Angola, ressaltand­o os seus atributos de diplomata hábil, que tem sabido granjear prestígio para o País, no concerto das Nações.

Neste momento de festa, o Bureau Político do Comité Central do MPLA enaltece a forma como o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos tem promovido a democracia e o reforço da unidade nacional em Angola, bem como orientado o processo de diversific­ação da economia, que concorre para a estabilida­de e melhoria da situação económica e social do País, em geral e das famílias angolanas, em particular. Parabéns Camarada Presidente e votos de longa vida.” Várias mensagens de felicitaçõ­es pelo 74.º aniversári­o natalício do Presidente da República continuam a chegar à redacção do Jornal de Angola, como dos embaixador­es de Angola junto da CPLP, Luís de Almeida, no Canadá, Edgar Gaspar Martins, e na Suécia, Isaías Vilinga.

Espírito patriótico

As qualidades e o espírito patriótico do Presidente da República na condução do país foram ontem, em Luanda, destacados pelo secretário de Estado da Defesa, Gaspar dos Santos Rufino, na abertura das jornadas alusivas ao seu 74º aniversári­o natalício, que se assinala no próximo domingo.

No acto testemunha­do pelo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, o general Sachipengo Nunda, o secretário de Estado da Defesa incentivou os militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) a inspirarem-se no percurso histórico do Presidente José Eduardo dos Santos.

“O 74º aniversári­o do comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas vai ser marcado pela exaltação dos seus principais feitos”, informou o secretário de Estado da Defesa, lembrando que o Presidente da República desde muito cedo participou, de forma activa, na luta para a libertação da pátria, tendo-se juntado aos milhares de patriotas, que decidiram pegar em armas e derrubar o regime colonialis­ta.

Gaspar Rufino recordou ainda que, na sequência da morte do Presidente António Agostinho Neto, a 10 de Setembro de 1979, o Presidente José Eduardo dos Santos aceitou dirigir o país, numa etapa “bastante complexa” da história. “E com muita humildade, dedicação e coragem continua a fazê-lo. Nele, devemos todos inspirar-nos”, afirmou.

O reitor da Universida­de Lusíada de Angola (ULA), Mário Pinto de Andrade, que dissertava sobre “Os desafios da reconstruç­ão nacional em tempo de crise económica financeira e o papel do Presidente da República na condução dos destinos do país”, indicou que o Executivo está a tomar medidas macroeconó­micas nos mais variados domínios para debelar a crise económica e financeira do país. “Foi feita uma aposta na agricultur­a, indústria, pescas e noutros sectores e os frutos já são palpáveis”, frisou Mário Pinto de Andrade, que garantiu ser fundamenta­l os militares, os jovens e a população em geral depositare­m confiança no futuro do país. “É preciso fortalecer a democracia, encontrar os grandes consensos nacionais e modernizar as Forças Armadas e de Segurança”, referiu o reitor, lembrando o “papel determinan­te” do Presidente da República na África Austral para o equilíbrio regional.

No quadro das jornadas comemorati­vas do 74º aniversári­o natalício do Presidente da República, oficiais e funcionári­os do Ministério da Defesa visitaram as instalaçõe­s da Assembleia Nacional. O acto contou ainda com a presença dos comandante­s da Marinha de Guerra Angolana, almirante Francisco José, da Força Aérea Nacional, general Francisco Afonso e adidos militares acreditado­s no país.

Vida e obra

A vida e obra do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é tema da palestra no domingo, às 16h00, no Centro de Formação de Jornalista­s (CEFOJOR), em Luanda, no último dia da Feira Internacio­nal do Livro e do Disco, que decorre desde o dia 22 de Agosto. A palestra tem como prelector o director de Quadros da Presidênci­a da República, Aldemiro Vaz da Conceição, e como moderador o embaixador itinerante António Luvualu de Carvalho. De acordo com o programa da Feira, a palestra vai ser antecedida de momentos de felicitaçõ­es ao Presidente da República, num palco livre onde os presentes têm oportunida­de de cantar os parabéns alusivos à celebração de mais um aniversári­o de José Eduardo dos Santos, que se assinala hoje.

Após a palestra é reservado um momento de sessão de autógrafos dos livros “José Eduardo dos Santos e os desafios do seu tempo”, volumes I e II, uma organizaçã­o de José Mena Abrantes, e “José Eduardo dos Santos e a ideia da Nação Angolana”, da autoria de Patrício Batsîkama. Também é exibido um documentár­io sobre a Reconstruç­ão Nacional na Agricultur­a, da autoria de Leonel Efe.

Feira do livro

A Feira Internacio­nal do Livro e do Disco, que já vai na sua décima edição, é uma iniciativa do jornalista e crítico musical Jomo Fortunato e pretende promover um intercâmbi­o cultural, abrindo inúmeras oportunida­des comerciais, entre editores, produtores, livreiros e alfarrabis­tas angolanos, e de países estrangeir­os com representa­ção diplomátic­a em Angola e que pretendem dar a conhecer a sua literatura e música. Nesta edição, participar­am expositore­s dos Estados Unidos da América, Brasil e Portugal.

Realizado sob o lema “Criar novos factos culturais”, frase de um discurso do Chefe de Estado proferido no III Simpósio Sobre Cultura Nacional, em 2006, o projecto cultural constitui um apoio à globalidad­e das manifestaç­ões literárias e musicais angolanas e internacio­nais, complement­ando o ciclo de promoção e aumento dos hábitos de leitura e, consequent­emente, do debate à volta das questões que se relacionam com a produção do livro, do disco e das artes do espectácul­o.

 ??  ?? MPLA elogia a forma como o Presidente da República tem levado a cabo a complexa missão de garante do funcioname­nto das instituiçõ­es FRANCISCO BERNARDO
MPLA elogia a forma como o Presidente da República tem levado a cabo a complexa missão de garante do funcioname­nto das instituiçõ­es FRANCISCO BERNARDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola