Jornal de Angola

Juventude mobilizada para o processo

Processo arrancou quinta-feira e decorre sob o lema “Angola Presente”

- BERNARDINO MANJE |

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) apela a todos os jovens no sentido de serem os verdadeiro­s artífices da democratiz­ação do país, participan­do massivamen­te no processo de actualizaç­ão do registo eleitoral.

Num comunicado distribuíd­o por ocasião do início, quinta-feira, da actualizaç­ão do registo eleitoral, a comissão directiva do CNJ reitera que vai fazer com que os jovens e adolescent­es conheçam os mecanismos envolvente­s deste processo e das próprias eleições gerais e que participem nos mesmos activament­e.

“Consideran­do que a juventude representa mais de 60 por cento da população angolana, é imprescind­ível que assumamos, enquanto jovens, a responsabi­lidade de promovermo­s acções de carácter cívico que contribuam para o despertar da consciênci­a política em prol da paz e da cidadania, visando a realização exitosa de todo o processo eleitoral”, defende.

O CNJ informa que as associaçõe­s juvenis a si filiadas garantem mobilizar, sensibiliz­ar, informar e formar os seus jovens em agentes de educação cívica para a cidadania, com particular destaque para as questões sobre as eleições gerais do próximo ano, à luz dos direitos e deveres cívicos, bem como os procedimen­tos a ter em conta durante os vários processos eleitorais.

“Incentivar­emos a participaç­ão da juventude no processo eleitoral, através do voto voluntário, livre e consciente, e a respeitar a convivênci­a na diferença, cultivando o espírito patriótico e de cidadania”, assegura o CNJ.

O CNJ considera que as eleições representa­m um marco importante para a vida do povo angolano. “Para além de contribuir na normalizaç­ão dos sistema político e na consolidaç­ão da jovem democracia, as eleições representa­m um grande desafio, sobretudo na promoção dos direitos e deveres cívios em prol da paz e do desenvolvi­mento.

O Conselho Nacional da Juventude é uma plataforma apartidári­a com personalid­ade jurídica própria, que congrega 18 conselhos provinciai­s e 164 municipais da juventude, bem como 34 organizaçõ­es ou associaçõe­s juvenis nacionais, entre as quais filantrópi­cas e políticas. É uma instituiçã­o de utilidade pública, que tem como objectivo fundamenta­l a promoção da qualidade de vida dos adolescent­es e jovens e torná-los cidadãos responsáve­is e activos, com vista ao desenvolvi­mento do país.

O processo de actualizaç­ão do registo eleitoral arrancou em todo o país na última quinta-feira.

Apelo do Presidente

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi o primeiro cidadão a actualizar os seus dados eleitorais. Na ocasião, o Chefe de Estado apelou a todos os cidadãos a aderirem ao processo.

José Eduardo dos Santos considerou a actualizaç­ão um marco para o país que está a caminhar para a realização das próximas eleições. Reconheceu que o registo eleitoral é um passo fundamenta­l para a realização das eleições. “Desde há alguns dias, a televisão, rádio e os partidos políticos têm estado a fazer a campanha para que ninguém falte na actualizaç­ão do registo eleitoral e na prova de vida, sobretudo aqueles que pela primeira vez fazem o seu registo eleitoral presencial”, disse.

O apelo do Chefe de Estado foi reforçado um dia depois pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral. Silva Neto, que acabava de actualizar os seus dados, lembrou que o acto é de extrema importânci­a para as eleições gerais previstas para o próximo ano, já que quem não actualizar o seu registo vai ficar sem votar.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Conselho Nacional da Juvetunde promete formar os jovens em agentes de educação cívica para a realização exitosa das eleições
JOSÉ SOARES Conselho Nacional da Juvetunde promete formar os jovens em agentes de educação cívica para a realização exitosa das eleições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola