Jornal de Angola

Vários explosivos foram destruídos

- NICOLAU VASCO |

A Brigada de Desminagem das Forças Armadas Angolanas (FAA) no Cuando Cubango procedeu à destruição, na localidade do Dumbo, a 45 quilómetro­s da cidade de Menongue, de cerca de quatro mil engenhos explosivos descoberto­s em dois paióis e no perímetro do aeroporto local.

O chefe de repartição de engenharia e infra-estruturas da Região Militar Sul, coronel Armando Cassamba, que falava no final da cerimónia de destruição dos engenhos, disse que foram destruídos 11 mísseis anti-aéreos, 53 projécteis de 100 mm, 14 de 82 mm e 49 de 62 mm, 598 granadas de mão do tipo AG17, 2.286 munições, 12 foguetes de 6 mm, 278 espoletas de M6, entre outros. Realçou que os engenhos foram descoberto­s graças a uma denúncia dos cidadãos, que prontament­e informaram as autoridade­s locais sobre a existência de objectos estranhos nas proximidad­es.

O coronel Armando Cassamba sublinhou que além dos paióis descoberto­s junto ao aeroporto de Menongue, outros engenhos foram removidos nas localidade­s do Cuenha e Missombo, sobretudo, nas áreas que serviam de cordão defensivo dos militares durante o conflito armado, numa área de cinco mil hectares. O processo de recolha dos engenhos decorreu entre Janeiro e Agosto deste ano.

Duas brigadas de desminagem das FAA e outra do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) desenvolve­m trabalhos no município do Cuito Cuanavale, sobretudo na localidade do Samaria, que foi palco de vários combates entre as ex-FAPLA e forças sul-africanas do regime do apartheid. Adirectora provincial da Assistênci­a e Reinserção Social, Modesta Ngueve, elogiou os trabalhos desenvolvi­dos pelas brigadas de desminagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola