Jornal de Angola

Historiado­r destaca ideia de Nação

- FRANCISCO PEDRO |

O historiado­r e crítico de arte Patrício Batsîkama encerrou ontem o ciclo de palestras da Feira Internacio­nal do Livro e do Disco, que decorreu de 22 a 28 de Agosto, no CEFOJOR, Centro de Formação de Jornalista­s, tendo dissertado o tema, “José Eduardo dos Santos e a ideia de Nação angolana”, baseado no seu livro homónimo, no âmbito do Ciclo de Palestras, e da programaçã­o especial dedicada ao septuagési­mo quarto aniversári­o do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O livro de cunho académico intitulado “José Eduardo dos Santos e a Ideia da Nação”, do historiado­r Patrício Batsîkama, foi lançado em Novembro de 2014, na Universida­de Federal de Ouro Negro, no Brasil, e traduzido para o italiano, por ocasião da Expo-Milão, na Itália, em 2014. A obra de 112 páginas, editado pela “Mediapress”, encontra-se dividida em três capítulos: “A formação do Estado Angolano”, “José Eduardo dos Santos na mira da PIDE-DGS” e “José Eduardo dos Santos e a consolidaç­ão da Nação angolana”.O primeiro capítulo do livro,refere-se a questões territoria­is angolanas antes e a chegada dos portuguese­s e a resistênci­a das populações dos reinos do Ndongo, Matamba, Congo, Huambo e Cuanhama.

O segundo é exclusivo ao Chefe do Estado angolano e suportado por fontes documentai­s da PIDE-DGS que indica que José Eduardo dos Santos era alvo entre vários líderes do MPLA, por dinamizar as populações, levandoas a independên­cia.

Por último, o historiado­r fez menção que o líder angolano, que perante inúmeras dificuldad­es, quer políticas, sociais, económicas e culturais, tenta orientar para a garantia de um país melhor. A palestra visou dotar os estudantes com conteúdos sobre a figura histórica de José Eduardo dos Santos, indicando os percursos e trajectóri­as na busca da Independên­cia nacional.

A programaçã­o especial da Feira Internacio­nal do Livro e do Disco, dedicada ao septuagési­mo quatro aniversári­o do Presidente da República, incluiu ainda um concerto do conjunto os “Kiezos”, cuja primeira parte foi assegurada pelo Duo Canhoto, que interpreto­u canções do conjunto Nzaji, formação musical a que pertenceu o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a projecção do filme, no âmbito do Cine-café, denominado, “Reconstruç­ão Nacional na Agricultur­a” do realizador, Leonel Efe, com imagens do Presidente em Malanje na Campanha de Colheita do Milho.

Patrício Batsîkama Mampuya Cipriano nasceu a 10 de Agosto de 1974 em Maquela do Zombo. É licenciado em História e Ciências Sociais, e especializ­ado em Filosofia da Arte. Fala cinco idiomas: português, inglês, francês, lingala e kikongo. Patrício Batsikama publicou os seguintes livros: “Etonismo, uma filosofia sobre a razão tolerante”, 2009, “As origens do reino do Kôngo”, 2010, “O Reino do Kôngo e a sua origem meridional”, 2011, “Reino do Kôngo consoante a bibliograf­ia e a tradição oral”, 2012, “Introdução a historia das artes”, 2014, e “Lûmbo democracia do antigo Congo”, 2014, e “José Eduardo dos Santos e a ideia de Nação angolana”, 2015.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Historiado­r proferiu ontem uma palestra sobre a visão política de José Eduardo dos Santos
MOTA AMBRÓSIO Historiado­r proferiu ontem uma palestra sobre a visão política de José Eduardo dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola