Hil­lary Clin­ton foi à se­de do FBI pa­ra ori­en­ta­ções

Jornal de Angola - - MUNDO -

A can­di­da­ta de­mo­cra­ta à Pre­si­dên­cia nor­te-ame­ri­ca­na, Hil­lary Clin­ton, par­ti­ci­pou nu­ma reu­nião de in­for­ma­ção com os ser­vi­ços de in­te­li­gên­cia in­ter­na dos Es­ta­dos Uni­dos, um pri­vi­lé­gio re­ser­va­do aos dois as­pi­ran­tes à Ca­sa Bran­ca pa­ra se pre­pa­ra­rem pa­ra as su­as fu­tu­ras res­pon­sa­bi­li­da­des.

Hil­lary Clin­ton com­pa­re­ceu so­zi­nha à reu­nião de pou­co mais de du­as ho­ras, se­gun­do fon­tes pró­xi­mas à can­di­da­ta de­mo­cra­ta, em ins­ta­la­ções do FBI em Whi­te Plains, pró­xi­mas da sua ca­sa em Chap­pa­qua, es­ta­do de No­va Ior­que.

O can­di­da­to re­pu­bli­ca­no, Do­nald Trump, com­pa­re­ceu a uma reu­nião si­mi­lar em 17 de Agos­to em No­va Ior­que, acom­pa­nha­do do ge­ne­ral re­for­ma­do Mi­cha­el Flynn e do go­ver­na­dor de No­va Jér­sia, Ch­ris Ch­ris­tie, dois dos seus ali­a­dos po­lí­ti­cos.

Des­de 1952, os can­di­da­tos à Ca­sa Bran­ca cum­prem com es­ta tra­di­ção ini­ci­a­da pe­lo pre­si­den­te Har­ry Tru­man. O ob­jec­ti­vo é pre­pa­rar os as­pi­ran­tes pa­ra as­su­mir fun­ções no ca­so de ga­nha­rem as eleições de No­vem­bro. Os can­di­da­tos re­ce­bem in­for­ma­ção so­bre o es­ta­do de ame­a­ças a ní­vel glo­bal con­tra os Es­ta­dos Uni­dos, mas sem de­ta­lhes das ope­ra­ções de in­te­li­gên­cia e es­pi­o­na­gem.

Os de­mo­cra­tas es­ta­vam pre­o­cu­pa­dos pe­lo aces­so de Do­nald Trump a in­for­ma­ções sen­sí­veis e o Pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, lan­çou uma ad­ver­tên­cia: “Se os can­di­da­tos se que­rem tor­nar pre­si­den­tes da Amé­ri­ca, de­vem-se com­por­tar co­mo pre­si­den­tes”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.