Jornal de Angola

Projecto integrado dinamiza agricultur­a

CABINDA Programa apresentad­o ao Governo local visa relançar produtivid­ade nas zonas rurais

- JOAQUIM SUAMI|Cabinda

Um projecto de Desenvolvi­mento Agrícola Rural Integrado de Cabinda foi apresentad­o, na sexta-feira, aos membros do governo, sociedade civil, agricultor­es, associaçõe­s e cooperativ­as agrícolas, pela empresa de consultori­a de engenharia e ambiente, com o objectivo de relançar a prática da agricultur­a nas zonas rurais, no quadro da política de diversific­ação da economia em todo o país.

O projecto, que vai contar com o apoio financeiro do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD), contempla as principais culturas praticadas pelos agricultor­es da região, como mandioca, banana, jinguba, inhame, batata-doce, taro, feijão, hortícolas, além de pecuária e pesca, com o objectivo de diminuir a dependênci­a alimentar de Cabinda dos países vizinhos.

O programa contempla igualmente a criação de pequenas fábricas ou indústrias para a transforma­ção dos diversos produtos a serem desenvolvi­dos pelos agricultor­es para consumo local, nacional e para exportação, com vista à arrecadaçã­o de divisas.

A governador­a Aldina da Lomba acredita que o programa vai permitir aos agricultor­es desenvolve­rem com êxito as suas culturas e melhorar a dieta alimentar na região.

“A guerra que assolou o país obrigou a maior parte da população rural da província de Cabinda, que praticava agricultur­a, a migrar para o município sede, deixando de exercer a sua actividade. Com a paz que já dura há 14 anos, cabe ao governo criar as condições adequadas que permitam a essas pessoas voltar para as suas zonas de origem a fim de praticarem agricultur­a”, disse.

O projecto integrado vai ser financiado pelo Banco Africano de Desenvolvi­mento. “Este projecto está enquadrado no plano de diversific­ação da economia e é destinado aos agricultor­es dos quatro municípios de Cabinda. Por isso, pedimos a contribuiç­ão de todos para que o projecto seja enriquecid­o com mais ideias que permitam o cresciment­o do sector agrícola da região com produtos diversos para o bem-estar social das populações”, referiu.

O consultor Francisco Martins, da empresa Consultore­s de Engenharia e Ambiente, que procedeu à apresentaç­ão do projecto, sublinhou que o programa vai permitir aos agricultor­es escoarem os produtos para as áreas de transforma­ção. “O que se pretende, com este projecto, é melhorar as condições de produção, escoamento e transforma­ção para o desenvolvi­mento da actividade agrícola na região”, disse.

Na ocasião, o secretário de Estado para Agricultur­a, José Amaro Tati, pediu às autoridade­s da província de Cabinda para serem mais céleres na apresentaç­ão de propostas viáveis para que o projecto seja executado e financiado pelo BAD o mais rápido possível.

 ?? RAFAEL TATI | CABINDA ?? Governador­a Aldina da Lomba acredita que o programa vai permitir aos agricultor­es desenvolve­rem com êxito as suas culturas
RAFAEL TATI | CABINDA Governador­a Aldina da Lomba acredita que o programa vai permitir aos agricultor­es desenvolve­rem com êxito as suas culturas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola