Jornal de Angola

Trio de atletas olímpicas volta ao Rio para competir

-

Um grupo privilegia­do, formado por apenas três atletas, vive as emoções dos Jogos Rio'2016 em dose dupla. Depois de terem participad­o dos Jogos Olímpicos, a polaca Natalia Partyka e a australian­a Melissa Tapper, ambas do ténis de mesa, e a iraniana Zahra Nemati, do tiro com arco, voltam à cidade para defender os seus países nos Jogos Paralímpic­os.

Depois de mostrarem o alto nível de excelência dos atletas paralímpic­os, capazes de competir em igualdade de condições com os Olímpicos, Partyka, Tapper e Nemati lutarão por medalhas a partir da próxima semana no Rio de Janeiro. A campeã Natalia Partyka, que nasceu sem a mão e parte do antebraço direito, fez história logo na sua primeira participaç­ão paralímpic­a, em Sydney 2000, quando se tornou a atleta mais jovem a participar do evento, aos 11 anos de idade. Ganhou o ouro individual nos Jogos Paralímpic­os em Atenas'2004, Pequim' 2008 e Londres' 2012.

Na capital chinesa, disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez, fazendo parte da equipa polaca. Em Londres'2012, disputou os torneios individual e por equipas dos torneios Olímpico e Paralímpic­o.

Depois de representa­r a Polónia no torneio por equipas dos Jogos Olímpicos Rio'2016, luta pela conquista do tetracampe­onato nos Jogos Paralímpic­os.

A arqueira Zahra Nemati não só competiu nos Jogos Olímpicos como foi escolhida para ser a portabande­ira do Irão na cerimónia de abertura do Rio'2016. Uma honraria justa para a primeira atleta mulher a ganhar um ouro nos Jogos Olímpicos ou Paralímpic­os.

Cadeirante após sofrer um acidente de carro aos 18 anos, quando era atleta de taekwondo, Zahra, de 31 anos, foi campeã dos Jogos Paralímpic­os em Londres'2012.

A estreante

Melissa Tapper é a primeira atleta australian­a a disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpic­os. A tenista de 26 anos competiu no torneio Paralímipi­co pela primeira vez em Londres'2012, quando ficou em quarto lugar.

Tapper, que nasceu com a Paralisia de Erb, causada por uma lesão nos nervos superiores do braço, competiu nos torneios individual e por equipas dos Jogos Olímpicos Rio'2016 e agora busca a sua primeira medalha paralímpic­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola