Ma­nu­el Vi­cen­te aguar­da­do ho­je em Mba­ba­ne

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, des­lo­ca-se ho­je a Mba­ba­ne, ca­pi­tal da Su­a­zi­lân­dia, pa­ra par­ti­ci­par na Cimeira de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da SADC que ter­mi­na na quar­ta-fei­ra. O en­con­tro, de­cor­re sob o le­ma “Mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra o in­ves­ti­men­to em in­fra-es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas sus­ten­tá­veis, com vis­ta a uma in­dus­tri­a­li­za­ção in­clu­si­va na SADC em prol da pros­pe­ri­da­de da re­gião”.

O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, des­lo­ca-se ho­je a Mba­ba­ne, ca­pi­tal da Su­a­zi­lân­dia, on­de par­ti­ci­pa, ama­nhã e quar­ta-fei­ra, na 36.ª Cimeira de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral.

No en­con­tro, que de­cor­re sob o le­ma "Mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra o in­ves­ti­men­to em in­fra-es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas sus­ten­tá­veis, com vis­ta a uma in­dus­tra­li­za­ção in­clu­si­va na SADC em prol da pros­pe­ri­da­de da re­gião", Ma­nu­el Vi­cen­te re­pre­sen­ta o Che­fe do Es­ta­do an­go­la­no Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos.

Du­ran­te a Cimeira dos Che­fes de Es­ta­dos e de Go­ver­no é ana­li­sa­do o re­la­tó­rio do Con­se­lho de Mi­nis­tros so­bre a im­ple­men­ta­ção dos pla­nos de De­sen­vol­vi­men­to e de In­dus­tri­a­li­za­ção da SADC. Nes­te do­cu­men­to, os mi­nis­tros de­fen­dem a re­du­ção dos cus­tos do Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to, ava­li­a­do em 390 mil mi­lhões de dó­la­res, atra­vés da adap­ta­ção dos pro­gra­mas a or­ça­men­tos mais ra­zoá­veis e exequí­veis.

Na sex­ta-fei­ra, foi re­a­li­za­da a reu­nião do Con­se­lho de Mi­nis­tros, que ana­li­sou a ques­tão das can­di­da­tu­ras pa­ra a pre­si­dên­cia da Co­mis­são da União Afri­ca­na e pa­ra o pos­to de co­mis­sá­rio pa­ra os as­sun­tos po­lí­ti­cos e um ou­tro pa­ra ques­tões de de­sen­vol­vi­men­to agrá­rio. Ge­or­ges Chi­ko­ti dis­se que a SADC de­ve in­di­car dois can­di­da­tos pa­ra ca­da um dos car­gos, sen­do um ho­mem e uma mu­lher.

Pa­ra a pre­si­dên­cia da Co­mis­são da União Afri­ca­na, a SADC re­co­men­da a can­di­da­tu­ra da mi­nis­tra dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros do Botswa­na, Pe­lo­no­mi Ver­son Mo­toi , que con­cor­reu nas eleições re­a­li­za­das du­ran­te a úl­ti­ma Cimeira da União Afri­ca­na, em Ki­ga­li. Ape­sar desta in­di­ca­ção, a or­ga­ni­za­ção ain­da es­tá dis­po­ní­vel pa­ra re­ce­ber ou­tras can­di­da­tu­ras ten­do em con­ta que o Con­se­lho de Mi­nis­tros vai reu­nir no­va­men­te no prin­cí­pio do mês de Se­tem­bro pa­ra to­mar uma de­ci­são.

A ques­tão do pa­ga­men­to das con­tri­bui­ções dos Es­ta­dos-Mem­bros é ou­tro as­sun­to que foi re­me­ti­do à Cimeira dos Che­fes de Es­ta­dos e Go­ver­no da SADC, bem co­mo a ne­ces­si­da­de de au­men­to des­sa quo­ta pa­ra a ga­ran­tia do fun­ci­o­na­men­to da or­ga­ni­za­ção.

Re­la­ti­va­men­te à da­ta ofi­ci­al da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral, pa­ra ce­le­brar o fim do re­gi­me do apartheid nos paí­ses da re­gião o Con­se­lho de Mi­nis­tro não che­gou a con­sen­so, ra­zão pe­la qual de­vem ser apre­sen­ta­das no­vas pro­pos­tas. An­go­la, que ini­ci­al­men­te in­di­cou o dia 23 de Mar­ço, pre­ten­de su­ge­rir ago­ra o dia 11 de Fe­ve­rei­ro, por ser a da­ta de li­ber­ta­ção de Nel­son Man­de­la. O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, dis­se, no fi­nal da reu­nião do Con­se­lho de Mi­nis­tros da SADC e que pre­pa­rou a agen­da da 36.ª Cimeira dos Che­fes de Es­ta­dos e de Go­ver­no da or­ga­ni­za­ção, que An­go­la po­de as­su­mir a vi­ce-pre­si­dên­cia do ór­gão de Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral pa­ra um man­da­to de um ano.

Nes­te mo­men­to, in­for­mou Ge­or­ges Chi­ko­ti, es­tão a ser fei­tas con­cer­ta­ções en­tre os Es­ta­dos-mem­bros pa­ra se con­se­guir con­sen­so.

Tam­bém não hou­ve con­sen­so so­bre a ade­são do Bu­run­di e das Ilhas Co­mo­res à SADC. Os dois paí­ses so­li­ci­ta­ram a ade­são há cer­ca de dois anos, mas até ao mo­men­to o as­sun­to es­tá a ser ana­li­sa­do. An­go­la e a Áfri­ca do Sul, de acor­do com Ge­or­ges Chi­ko­ti, ape­la­ram ao se­cre­ta­ri­a­do da or­ga­ni­za­ção e aos demais Es­ta­dos-mem­bros pa­ra ace­le­ra­rem o pro­ces­so de de­ci­são.

A Cimeira dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral vai de­cor­rer no Lushi­ta Pa­la­ce, sob o le­ma “Mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra o in­ves­ti­men­to em in­fra-es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas sus­ten­tá­veis, com vis­ta a uma in­dus­tri­a­li­za­ção in­clu­si­va da SADC em prol da pros­pe­ri­da­de da re­gião”.

In­te­gram a Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral Áfri­ca do Sul, An­go­la, Botswa­na, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, Le­so­to, Ma­da­gás­car (ac­tu­al­men­te sus­pen­so), Ma­lawi, Ilhas Mau­rí­ci­as, Mo­çam­bi­que, Na­mí­bia, Sey­chel­les, Swa­zi­lân­dia, Tan­zâ­nia, Zâm­bia e Zim­babwe.

RO­GÉ­RIO TUTY

Che­fes de Es­ta­do ana­li­sam em Mba­ba­ne a mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos pa­ra o in­ves­ti­men­to em in­fra-es­tru­tu­ras ener­gé­ti­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.