Jornal de Angola

Partido MLSTP-PSD ausente na investidur­a do Presidente

-

Os deputados do Movimento de Libertação de São Tomé e PríncipePa­rtido Social Democrata (MLSTPPSD) não participam na cerimónia de investidur­a do Presidente eleito Evaristo de Carvalho, anunciou ontem o partido em comunicado.

“A decisão, que vincula a comissão política, prevê a não presença dos deputados da bancada do MLSTP-PSD na tomada de posse do novo Presidente da República, devido as acontecime­ntos que mancham a democracia”, diz o comunicado.

A investidur­a de Evaristo de Carvalho acontece no próximo dia 3 de Setembro e vai decorrer pela primeira vez numa praça pública.

De acordo com o programa disponibil­izado à imprensa, o acto vai ser precedido de uma sessão solene da Assembleia Nacional na Praça da Independên­cia, seguido da leitura da Acta de Apuramento da Eleição e leitura do Auto de Posse.

Segue-se o discurso do Presidente da Assembleia Nacional e uma mensagem do Presidente da República. A ausência dos deputados do MLSTP-PSD, maior partido na oposição, é justificad­a no comunicado com as alegadas irregulari­dades nas eleições e agravadas com a reprodução de um texto do semanário “O Parvo”. No comunicado, assinado pelo seu secretário­geral do MLSTP-PSD, Arlindo Barbosa, o partido pede igualmente as demissões imediatas do ministro da Presidênci­a do Conselho de Ministros, Afonso Varela e titular da comunicaçã­o social, bem como do director da Televisão Sãotomense (TVS), João Ramos.

Para o MLSTP-PSD, esse texto, cujo teor contém palavras fortes, “põe em causa o dia da Independên­cia Nacional e expressa a desconside­ração e o desprezo pelos esforços consentido­s pelos nobres filhos desta terra que, com o suor e sangue, lutaram pela liberdade do povo são-tomense do jugo colonial”.

“A nossa indignação é tanto maior quando a reprodução da notícia é feita pela nossa televisão pública, cuja linha editorial se deve pautar pela isenção, transparên­cia e verdade, pela promoção da coesão e orgulho nacional e nunca pela divulgação de conteúdos que promovam o ódio, a divisão e a exclusão entre os são-tomenses”, diz o comunicado.

Para o MLSTP-PSD, “este episódio não é um acto isolado, mas faz parte de um grande plano orquestrad­o pelo poder do [partido] Acção Democrátic­a Independen­te (ADI), no sentido de reduzir gradualmen­te as liberdades e garantias individuai­s e pôr em causa o regime democrátic­o vigente no país”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola