Cen­tral de Com­pras re­for­ça com­ba­te aos es­pe­cu­la­do­res

IM­PE­DIR A ESCALADA DOS PRE­ÇOS

Jornal de Angola - - PARTADA - MADALENA JO­SÉ |

A cri­a­ção de uma cen­tral de com­pras, a adop­ção de uma es­tru­tu­ra de cus­to de re­fe­rên­cia e a colaboração do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or são al­gu­mas so­lu­ções apre­sen­ta­das on­tem, em Lu­an­da, por em­pre­sá­ri­os do sec­tor do Co­mér­cio para im­pe­dir a su­bi­da abrup­ta dos pre­ços dos pro­du­tos da ces­ta bá­si­ca. Nos ter­mos des­sa pro­pos­ta, a cen­tral de com­pras de­ve ser­vir para as aqui­si­ções do sec­tor in­dus­tri­al e o Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or de­ve re­for­çar o con­tro­lo e a fis­ca­li­za­ção do co­mér­cio.

A ins­ti­tui­ção de uma cen­tral de com­pras, a adop­ção de uma es­tru­tu­ra de cus­to de re­fe­rên­cia e a colaboração do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or são al­gu­mas so­lu­ções apre­sen­ta­das on­tem, em Lu­an­da, por em­pre­sá­ri­os do sec­tor do Co­mér­cio para im­pe­dir a su­bi­da dos pre­ços dos pro­du­tos da ces­ta bá­si­ca.

Nos ter­mos des­sa pro­pos­ta, a cen­tral de com­pras po­de ser­vir para as aqui­si­ções do sec­tor in­dus­tri­al e o Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or po­de re­for­çar o con­tro­lo e a fis­ca­li­za­ção do co­mér­cio.

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de In­dus­tri­ais de Pa­ni­fi­ca­ção e Pas­te­la­ria de An­go­la (AIPPA), Gil­ber­to Simão, so­li­ci­tou a colaboração do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or para ele­var o con­tro­lo e a fis­ca­li­za­ção, con­si­de­ran­do não ha­ver ne­ces­si­da­de de o pre­ço do sa­co da fa­ri­nha de tri­go, a ní­vel na­ci­o­nal, es­tar si­tu­a­do em mais de 9 mil kwan­zas.

“Pre­ci­sa-se de mais fis­ca­li­za­ção aos im­por­ta­do­res. O sa­co de fa­ri­nha de tri­go de­ve ser ven­di­do en­tre se­te e no­ve mil kwan­zas: es­te é o ver­da­dei­ro pre­ço”, dis­se.

A opi­nião é cor­ro­bo­ra­da pe­lo pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção dos Em­pre­sá­ri­os de Lu­an­da, Fran­cis­co Vi­a­na, que tam­bém so­li­ci­tou o con­tro­lo da Po­lí­cia Fis­cal nas fron­tei­ras de An­go­la, por­que há em­pre­sá­ri­os que es­tão a trans­por­tar a fa­ri­nha im­por­ta­da para as fron­tei­ras. Ou­tros re­têm o pro­du­to nos ar­ma­zéns, para os en­ca­re­cer.

“So­li­ci­ta­mos que as me­di­das se­jam ur­gen­tes para acu­dir os con­su­mi­do­res que pa­gam a pre­ços du­pli­ca­dos para le­var à me­sa o pão e ou­tros pro­du­tos da ces­ta bá­si­ca.

Uma vez que o Go­ver­no faz es­for­ços para atri­buir ver­bas cam­bi­ais aos pa­ni­fi­ca­do­res, foi in­da­ga­do na reu­nião por que ra­zão os be­ne­fi­ciá­ri­os re­têm a fa­ri­nha de tri­go ou di­mi­nu­em o ta­ma­nho do pão e uti­li­zam “ar­ti­ma­nhas não sa­tis­fa­tó­ri­as.”

O mi­nis­tro do Co­mér­cio re­co­nhe­ceu que, mer­cê da si­tu­a­ção ex­cep­ci­o­nal e das di­fi­cul­da­des de cam­bi­ais que o país atra­ves­sa, há fa­lhas no mer­ca­do e os pre­ços dos pro­du­tos de con­su­mo bá­si­co es­tão en­ca­re­ci­dos, com re­al­ce para o do pão, que apre­sen­ta com­por­ta­men­tos anor­mais, os quais le­vam à in­sa­tis­fa­ção do con­su­mi­dor. Fi­el Cons­tan­ti­no in­for­mou que es­tão a ser to­ma­das me­di­das, al­gu­mas das quais pa­li­a­ti­vas, pe­lo que pe­diu con­tri­bui­ções para a ins­ti­tui­ção de um qua­dro re­gu­la­men­tar e de pro­ce­di­men­tos que im­pe­çam a es­pe­cu­la­ção.

Par­ti­ci­pa­ram na reu­nião os se­cre­tá­ri­os de Es­ta­do da In­dús­tria e do In­te­ri­or, Ki­a­la Ga­bri­el e Her­me­ne­gil­do Jo­sé Fé­lix, re­pre­sen­tan­tes do Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças e de as­so­ci­a­ções em­pre­sa­ri­ais. Na reu­nião, foi ana­li­sa­da a si­tu­a­ção da do­ta­ção de cam­bi­ais para a im­por­ta­ção de fa­ri­nha de tri­go, as quan­ti­da­des de bens da ces­ta bá­si­ca im­por­ta­das no pri­mei­ro se­mes­tre do ano e os cons­tran­gi­men­tos na co­mer­ci­a­li­za­ção dos bens de con­su­mo bá­si­co.

Oi­to pro­du­tos fa­zem par­te da ces­ta bá­si­ca, no­me­a­da­men­te o óleo ali­men­tar, ar­roz, fei­jão, açú­car, fa­ri­nha de mi­lho, fa­ri­nha de tri­go, sa­bão e lei­te em pó.

SAN­TOS PEDRO

Ór­gãos de fis­ca­li­za­ção do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or cha­ma­dos a re­for­çar me­di­das de com­ba­te à es­pe­cu­la­ção

MA­RIA AUGUSTA

Res­pon­sá­veis dos Mi­nis­té­ri­os da In­dús­tria e do In­te­ri­or de­ba­te­ram com em­pre­sá­ri­os as so­lu­ções para tra­var a es­pe­cu­la­ção no mer­ca­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.